Início Aviação Militar

Após 19 meses, está entregue o Airbus A350 “10+01”, ou “Konrad Adenauer”

Imagem: Lufthansa Technik

A Lufthansa Technik AG, divisão do Grupo Lufthansa especializada em manutenções, modificações e outros serviços técnicos desse segmento na aviação, informa que entregou formalmente nessa quarta-feira, 16 de novembro, a segunda aeronave governamental Airbus A350-900 às Forças Armadas Alemãs.

A aeronave, de matrícula tática 10+01, em breve integrará a frota da Ala de Missões Aéreas Especiais do Ministério da Defesa (BMVg) para operações de voo político-parlamentar de longa distância. Esse A350 é o primeiro equipado com uma cabine governamental completa.

Imagem: Lufthansa Technik
Imagem: Lufthansa Technik

Siemtje Moeller, Secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Defesa da Alemanha, batizou cerimoniosamente a aeronave em nome do ex-chanceler federal “Konrad Adenauer”, na presença de seu neto de mesmo nome.

O Airbus A350 batizado hoje chegou como novo de fábrica à Lufthansa Technik há cerca de 19 meses, no final de março de 2021 e, desde então, passou por um extenso programa de modificações no centro de competência da empresa para Serviços Especiais de Aeronaves em Hamburgo.

O foco principal foi a montagem da cabine completa do governo, que difere significativamente da cabine de transição do 10+03 “Kurt Schumacher”, a primeira aeronave VIP e governamental do mundo baseada em um Airbus A350, que já foi entregue em 2020.

Em contraste com o design de cabine aberta do anterior, as várias áreas funcionais para operações de voo político-parlamentar agora estão estruturalmente separadas umas das outras, como já acontecia com seus dois antecessores baseados no Airbus A340. O espaço restante na cabine está disponível para as delegações que viajam com a aeronave. Esse interior possui assentos com espaçamento generoso, um número apropriado de banheiros e equipamentos modernos de cozinha.

Claramente visível ao público está a pintura discretamente revisada do 10+01, que também difere em detalhes de sua aeronave irmã 10+03. Ela inclui novas letras na fonte “Bundes Sans”, bem como as pontas das asas, cuja parte externa agora é totalmente pintada em preto, vermelho e dourado, as cores nacionais alemãs.

Imagem: Lufthansa Technik

Imagem: Lufthansa Technik

Soeren Stark, CEO da Lufthansa Technik, comenta que a entrega cerimonial de novas aeronaves para as Forças Armadas Alemãs já se tornou uma boa tradição nos últimos anos, porém, hoje é algo especial.

“A aeronave batizada hoje não é o primeiro Airbus A350 entregue por nós às Forças Armadas Alemãs, mas carrega todas as insígnias de um novo carro-chefe com o número de registro 10+01 e o nome histórico Konrad Adenauer. Esta grande honra também se reflete na nova cabine do governo que instalamos, que estabelece novos padrões com tecnologia de ponta e alta funcionalidade, bem como eficiência de custo”, disse Stark.

Após a entrega formal hoje, o 10+01 será transferido para Colônia já amanhã para posterior entrada em serviço na Força Aérea Alemã. O terceiro Airbus A350, com o registro 10+02 e o futuro nome “Theodor Heuss”, também está na base da Lufthansa Technik em Hamburgo e em estágio avançado de modificação completa da cabine.

O 10+03, que já está em serviço, também retornará em breve à Lufthansa Technik para ser convertido para a cabine completa do governo.

Informações da Lufthansa Technik