Após 21 dias de conflito com moradores, Latam volta a voar para a Ilha de Páscoa

Após 21 dias sem voos para a ilha, a LATAM voará novamente para Rapa Nui, a Ilha de Páscoa, nesta quinta-feira, 13 de maio. As operações aéreas haviam sido suspensas no final de abril após uma reclamação promovida por um grupo de residentes, no aeroporto internacional de Mataveri, que levou a companhia aérea a suspender as atividades aéreas por falta de segurança. 

À época, cerca de 30 pessoas invadiram o pátio do aeroporto com a chegada de um voo da LATAM, a fim de impedir o desembarque de não residentes vindos de Santiago. 

Por meio de nota ao Aviacionline, a LATAM informou que a Diretoria Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) do Chile garantiu a segurança e a viabilidade das operações aéreas no aeroporto de Mataveri, por isso a companhia aérea decidiu encerrar a paralisação e retomar os voos para a Ilha de Páscoa.

Por sua vez, o Governo Provincial chegou a um acordo com os ilhéus, tratando das reivindicações, o que mais uma vez trouxe tranquilidade ao local.

“Estamos empenhados em manter a conectividade de Rapa Nui e valorizamos o diálogo e as medidas adotadas que nos permitem voltar a operar com segurança. É tarefa de todos proteger o que foi construído para que esses infelizes incidentes não voltem a acontecer”, disse Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Latam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias