Após 21 meses e com direito a batismo, Azul volta ao Aeroporto de Toledo (PR)

Imagem: Prefeitura de Toledo (PR)

Em grande estilo, a cidade de Toledo, no Paraná, celebrou, na tarde da última segunda-feira (20), o retorno das operações da Azul Linhas Aéreas. Por volta das 14h30, a aeronave ATR-72 vinda de Campinas/SP, com 69 passageiros e três tripulantes, pousava na pista do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho.

Antes do desembarque dos passageiros, o avião foi “batizado” com um banho realizado pelo caminhão autobomba do Corpo de Bombeiros. O ato é tradicional em voos inaugurais, uma vez que Toledo terá, pela primeira vez, uma rota direta com o Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos maiores aeroportos do Brasil e líder nacional em conexões com destinos nacionais e internacionais.

O retorno da Azul se dá após 21 meses em que a companhia deixou de operar em Toledo em virtude da redução de demanda ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Nas segundas, quartas e sextas, a empresa oferecerá voos às 12h40 no sentido Campinas-Toledo (voo 2686, chegada às 14h40) e às 16h10 no sentido Toledo-Campinas (voo 2687, chegada às 18h10). A partir de março, os voos passarão a ser diários.

Além da melhora do quadro epidemiológico da Covid-19 no Brasil, contribuiu também para este retorno a realização de estudos aeronáuticos que possibilitam agora o pouso por instrumentos (IFR) em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) por ATR-72 – bimotor de fabricação franco-italiana com pressurização e propulsão turboélice. Para 2022, o governo municipal pretende ainda colocar em funcionamento o indicador de percurso de aproximação de precisão (Papi), um sistema específico de iluminação de apoio à navegação aérea.

Imagem: Prefeitura de Toledo (PR)

Também estão no planejamento de investimentos a implantação de uma estação meteorológica e o aumento da carga de energia elétrica para o suprimento dos hangares particulares do aeroporto. Em um deles, no da Paturi Piscicultura, foi realizada uma recepção na qual lideranças políticas e empresariais foram convidadas para acompanhar o primeiro pouso do voo 2686.

Após a aterrissagem da aeronave, uma pequena solenidade foi realizada com discursos do prefeito Beto Lunitti; do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Claudenir Machado; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo; e do diretor-geral da Câmara de Vereadores, Rodrigo Antoniassi. O diretor representou o presidente do Legislativo, Leoclides Bisognin, o qual, na companhia dos seus pares, estavam reunidos para a última sessão ordinária de 2021.

Em suas falas, as lideranças destacaram o acréscimo que Toledo passa a ter em termos de competitividade com a retomada dos voos comerciais, diferencial pelo qual poder público e sociedade civil organizada tem batalhado há muito tempo, representando uma conquista coletiva.

Após o ato, o prefeito Beto Lunitti embarcou rumo a Viracopos, pois nesta terça-feira (21) ele terá agenda na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo um dos 58 passageiros a fazer o check in para o primeiro voo 2687 da Azul. Antes, ele apresentou aos presentes da solenidade que marca o retorno da Azul a Toledo uma linha do tempo com os investimentos realizados pelo governo municipal com o apoio da Acit, a qual foi iniciada com os recursos do Plano Aeroviário Nacional, do governo federal, que contemplou, à época, 15 aeroportos do Paraná – entre eles, Toledo.

Informações da Prefeitura de Toledo

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias