Início Variedades

Após 23 escalas, helicóptero Chinook chega à América do Sul para combater incêndios florestais

Imagem: Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Na terça-feira, 3 de janeiro, às 10h30 locais, um icônico Boeing CH-47 Chinook, de matrícula N49UC, chegou ao Aeroporto Internacional de Bariloche, na Argentina. A aeronave será utilizada para combater incêndios florestais durante a temporada de verão. 

O helicóptero operará na Argentina para o Serviço Nacional de Combate a Incêndios (SNMF), órgão, do âmbito do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação, encarregado de coordenar os meios necessários ao combate aos incêndios florestais, rurais ou de interface.

Com capacidade de lançamento de 11.356 litros de água, este modelo é o maior do mundo para combate a incêndios, e pertence à empresa canadense Coulson Aviation, que assinou contrato com o governo argentino para operá-lo com pessoal próprio, por um período de 120 dias.

Imagem: Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Um longo percurso

De acordo com o Aviacionline, o Chinook havia deixado Phoenix, Estados Unidos, em 20 de dezembro, e cruzou o continente americano fazendo escalas em El Paso, Fort Stockton, Laredo, Tampico, Veracruz, Minatitlán, Cidade da Guatemala, San Salvador, Manágua, San José, Changuinola, Cidade do Panamá, Bahía Solano, Cali, Popayán, Manta, Trujillo, Pisco, Arequipa, Tacna, Antofagasta, La Serena, Concepción e Puerto Montt, antes de cruzar a Cordilheira dos Andes e pousar em Bariloche.

Trajetória da aeronave

A Coulson Aviation é uma das empresas líderes no combate a incêndios com meios aéreos, sendo a sua frota composta, além de Boeing CH-47 Chinook, Bell UH-60, Sikorsky S-61, S-77, Bell 412, Boeing 737, Bombardier Challenger 600, C-130 Hercules e o icônico Martin Mars, a maior aeronave anfíbia atualmente em operação.

Este ano a Coulson assinou um acordo com a província de Santiago del Estero para a conversão de um Boeing 737 em um avião de combate a incêndio.

Abaixo é possível assistir a dois vídeos que mostram a operação com o Boeing CH-47 Chinook no reabastecimento com água através de um lago e outro no combate a um incêndio na Califórnia:

Leia mais:

Sair da versão mobile