Após 5 dias barrado em Amsterdã, Boeing 777 da Latam enfim chega na China

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Há poucos dias, falamos aqui em primeiríssima mão sobre a primeira operação da Latam Brasil para a China. Mas não pense que viabilizar a jornada foi tarefa fácil. Apesar da decolagem de Guarulhos ter acontecido no dia 3 de maio, a aeronave somente pousou em Xangai nesta sexta-feira, dia 8.

A partida de São Paulo no dia 3 aconteceu com festa pela oportunidade ímpar daquela equipe de ir até a China pegar equipamentos médicos e trazê-los de volta ao seu país, para dar suporte ao combate à Covid-19. A operação inédita, que se tornara possível a partir de uma parceria da empresa aérea com as Lojas Americanas, a partir do projeto “Juntos Somos Mais Solidários”, quase deu errado.

A primeira perna do voo até a capital holandesa, Amsterdã, foi tranquila e o pouso aconteceu normalmente na manhã do dia 4, como previsto. Nesse momento, a decolagem para a China ainda estava prevista para acontecer um dia depois. Mas as coisas pareciam que dariam errado.

Segundo informações de pessoas familiarizadas com a operação, a aeronave não pôde seguir seu plano de viagem como originalmente desenhado. Ao invés disso, a China não aceitou alguma coisa relacionada com a documentação do voo ou da aeronave – os detalhes não foram divulgados – de tal modo que obrigou aeronave e tripulantes e esperarem para ver qual seria seu destino.

A equipe que levou a aeronave para a China – Foto em Guarulhos no dia 3.

Uma reserva de voo chegou a ser feita no dia 6, e previa que a aeronave retornaria ao Brasil, ao invés de prosseguir com sua missão humanitária, frustrando os planos da missão. Mas, felizmente, esses novos planos também não prosperaram e a reserva acabou sendo cancelada horas depois.

Precisou de mais um dia e meio em solo holandês até que a China desse o sinal verde para a realização da operação. Segundo fontes, embora tudo estivesse em conformidade quando o Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUJ saiu do Brasil, questões documentais como essa podem atrapalhar operações de caráter especial, principalmente por ser a primeira vez que uma aeronave da Latam Brasil pousava na China (aviões da Latam Chile já fizeram o trajeto).

No fim do dia, apesar da grande luta, o “triplo-sete” finalmente chegou a Xangai e, enquanto essa matéria é escrita, ele está em rota rumo a Amsterdã, de onde partirá amanhã para o Brasil.

Honestamente, imaginamos o tamanho hercúleo da equipe da Latam para lidar com os problemas e as diferenças de fuso horário a fim de viabilizar a operação. Esses equipamentos serão muito bem vindos.

Depois desse, mais oito voos serão operados na rota, com objetivo de trazer equipamentos comprados pelo Governo Federal e por outros entes privados.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias