Início Aviação Militar

Após 7 anos sem ocorrer, quase 4 milhões vão ao mais importante show aéreo da Argentina

Imagem: Força Aérea Argentina

Durante o último fim de semana, 13 e 14 de agosto, a Força Aérea Argentina (FAA) continuou com a celebração de seu 110º Aniversário com o “Argentina Vuela 2022”, um evento único com entrada gratuita que foi realizado na Base Militar de Morón.

Segundo a FAA, quase 4 milhões de entusiastas da aeronáutica passaram pelo local para curtir e se emocionar com o show aéreo mais importante do país.

No primeiro dia as famílias foram recebidas com a interpretação da Banda Militar de Música “Jorge Newbery” e a presença dos balões de ar quente estacionados em frente ao Museu Nacional de Aeronáutica.

Junto com passagens aéreas de diversas aeronaves, o evento incluiu estandes institucionais das organizações que compõem a Aeronáutica, além de espaços de divulgação para outras Forças Armadas e de Segurança junto a órgãos afins.

Além disso, alguns dos stands comerciais tinham produtos ligados ao mundo da aeronáutica e havia uma variedade de propostas gastronômicas e um parque infantil para a diversão dos pequenos.

Imagem: Força Aérea Argentina

Nos dois dias, o Esquadrão Histórico Mentor B-45 (Beechcraft T-34) foi o primeiro a cruzar o céu, seguido pelo recém-incorporado Huron TC-12B (Super King Air 200). O Fokker F-28 também esteve presente realizando passagens aéreas e o piloto acrobático Jorge Malatini deslumbrou o público com suas manobras.

O jato Pampa IA-63 das IV e VI Brigadas Aéreas foi visto a toda velocidade, e o evento também contou com as passagens aéreas da aeronave turboélice T-6C Texan II. Em seguida, foi a vez dos helicópteros Hughes 500 da VII Brigada Aérea.

Da mesma forma, chegou à pista o Embraer EMB-312 Embraer Tucano, sediado na III Brigada Aérea de Reconquista. Outra das aeronaves mais esperadas era o A-4 AR Fightinghawk da V Brigada Aérea, com manobras a toda velocidade.

Um C-130 Hercules lançou paraquedistas da Marinha Argentina e do Grupo de Operações Especiais da FAA, que foram aplaudidos pelo público.

No domingo, autoridades chegaram a bordo de três IA-63 Pampas da VI Brigada Aérea para fazer parte do show aéreo mais importante do país. Também foi apresentado o Esquadrão 34 composto por MIG-15, T-6s e Stearmans, e o Esquadrão Lama também esteve presente na Conferência.

Uma das atividades aéreas com maior desdobramento foi o exercício de resgate em combate, que contou com a participação de uma aeronave Tucano juntamente com dois helicópteros Bell-212 e quatro Hughes-500.

Imagem: Força Aérea Argentina

O show aéreo incluiu passagens aéreas dos Lear Jet 35 da II Brigada Aérea. Além disso, o Boeing 737 recentemente incorporado pela Força Aérea foi outro dos aviões que cruzaram o céu de Morón.

O Twin Otter sobrevoou a pista transportando paraquedistas da Equipe Militar de Pára-quedistas da Força Aérea (EMPARFA) e do Grupo de Operações Especiais.

Imagem: Força Aérea Argentina

O prefeito de Morón, Lucas Ghi, comentou: “É uma alegria poder partilhar este momento, tínhamos grandes expectativas de que voltasse a ser reproduzido, desde 2014 não o vivemos. Foi desfrutado em família, em paz e pudemos aproveitar as capacidades da indústria de Defesa, a tecnologia que nossa Força Aérea tem hoje”.

A autoridade municipal definiu o Argentina Vuela como “uma festa de reencontro após 2 anos de pandemia”.

Em seguida, o chefe da Força Aérea Argentina, General de Brigada Xavier Julián Isaac, declarou:

“Foi um grande esforço que fizemos com o Ministério, com a Força Aérea, há muitas pessoas que trabalharam para que isso seja o que é hoje, incrivelmente uma festa.

Hoje todos puderam desfrutar do que somos capazes de fazer. Viram diferentes Sistemas de Armas, a habilidade dos pilotos e se chama Argentina Vuela porque também chamamos o pessoal que não é só da Aeronáutica, mas também do Exército e da Marinha, civis, toda a comunidade está envolvida porque nosso objetivo é apenas um: que voemos cada vez mais alto, mais rápido e mais longe.

Os aviões voam com combustível. A Força Aérea vive com o amor do povo, esse é o nosso combustível. Ter você aqui hoje é essencial para podermos continuar voando.”

Por fim, o evento terminou com o show musical da banda “Los de Fuego” e com a passagem aérea das aeronaves IA-63 Pampa, A-4AR Fightinghawk e Boeing 737.

Imagem: Força Aérea Argentina
Imagem: Força Aérea Argentina
Imagem: Força Aérea Argentina

Informações da Força Aérea Argentina

Sair da versão mobile