Início Acidentes e Incidentes

Após 8 meses parado devido a acidente, volta a voar o único ATR 72 corporativo do Brasil

Imagem: David Lorena Lobelle

Como mostrado pelo AEROIN no ano passado, um turboélice ATR 72, conhecido por ser o único equipamento deste tipo operando em serviço corporativo no país, estava sem poder voar há meses devido a um acidente.

A aeronave de matrícula PR-PFD sofreu uma colisão da cauda com a pista, o chamado tail strike, durante um pouso no aeroporto de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, em 26 de junho de 2023.

Segundo as informações constantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o avião, que pertence à Imetame, havia decolado de Aracruz, no Espírito Santo, rumo ao destino do interior do Paraná, tendo a bordo 6 tripulantes e 65 passageiros.

A ocorrência, classificada pelo CENIPA como um acidente, não deixou nenhum ferido e os pilotos puderam taxiar a aeronave por meios próprios até o desembarque. No entanto, os danos ao ATR 72-600, classificados como substanciais, fizeram com que a Imetame ficasse sem sua aeronave para o transporte de seu pessoal durante a longa intervenção de manutenção necessária.

Após o acidente, no dia seguinte, 27 de junho, a aeronave foi transladada até o Aeroporto de Brasília. No trajeto, subiu somente até 11.000 pés, altitude que não requer pressurização da fuselagem, o que parece demonstrar o cuidado necessário quanto à resistência estrutural após os danos.

Desde então, o PR-PFD seguia fora de operação, completando quase 8 meses parado em Brasília, até que ganhou o céu novamente na última segunda-feira, 19 de fevereiro. Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que foi realizado um voo local de verificação de manutenção, durando cerca de 1 hora e 20 minutos.

O primeiro voo do PR-PFD após o longo período sem decolar – Imagem: RadarBox

No dia seguinte ao voo, 20 de fevereiro, foi revalidado o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), indicando a liberação para retorno às operações, e, por fim, na data de ontem, 23 de fevereiro, o ATR 72 decolou de Brasília rumo a Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Logo depois, partiu de lá rumo ao Aeródromo Primo Bitti, em Aracruz, no Espírito Santo, onde fica baseado.

O avião é bastante novo, tendo sido fabricado em 2015 e voado antes na empresa Firefly, da Malásia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile