Início Empresas Aéreas

Após a Azul, Emirates sinaliza que vai anunciar parceria com a United Airlines

Uma nova parceria histórica está sendo traçada entre a árabe Emirates Airline e a americana United Airlines.

Divulgação – Emirates

A notícia foi divulgada pelas próprias empresas em seus canais oficiais no Twitter. Como se estivesse numa conversa descontraída, a United chama a Emirates para um encontro num dia 14 de setembro, e a empresa árabe topa. A Emirates nos últimos tempos tem se aproximado de grandes parceiros da United, como a Air Canada, a Azul e a Copa Airlines, nas quais a empresa americana é acionista.

Os codeshares, ou acordos de compartilhamento de voos, entre as empresas são bastante extensos, e permitiram a expansão da Emirates na América do Norte, Central e Sul. Por eles, os passageiros têm benefícios como um só ticket para voos das duas companhias, bagagem até o destino final e até milhagem cruzada em alguns casos, onde se voa em uma e pontua na outra, podendo resgatar também na outra empresa parceira.

Por outro lado, este movimento quebra uma “richa” de anos entre as três grandes dos EUA e as três grandes do Oriente Médio, que colocava a American, United e Delta de um lado, e a Emirates, Etihad e Qatar do outro.

Por anos, as americanas acusavam as árabes de obterem vantagens indevidas por meio de subsídios de seus governos para a operação, incluindo sobre o combustível utilizado. As empresas asiáticas, de seu lado, rebatiam afirmando que estavam crescendo porque ofereciam um serviço melhor e não por vantagens indevidas.

O clima já tinha esfriado anos atrás, quando a American e a Etihad fecharam um acordo de pontuação cruzada, mas que ficou limitado a isso. E apesar da Qatar Airways ser também uma empresa membro da Oneworld, ela nunca foi próxima da American, que agora se sentirá pressionada pela United e Emirates.

Sair da versão mobile