Após acidente em fevereiro, Joby volta aos ensaios em voo com o 2º protótipo do eVTOL

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, uma empresa com sede na Califórnia que desenvolve uma aeronave totalmente elétrica para serviço comercial de passageiros, anunciou na quinta-feira, 24 de março, que seu segundo protótipo de aeronave de pré-produção retomou os ensaios de voo nas instalações de produção da empresa em Marina.

A aeronave voou pela primeira vez em janeiro, tendo recebido aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) e da Força Aérea dos EUA. Até o momento, realizou 38 voos, atingindo velocidades de mais de 90 milhas por hora (195 km/h), em apoio ao programa de certificação de tipo de aeronave da Companhia.

“Estamos empolgados por voltar ao ar com nossa segunda aeronave protótipo de pré-produção, aproveitando as tremendas conquistas de ensaios de voo que nossa equipe fez até hoje”, disse Didier Papadopoulos, chefe de programas e sistemas da Joby. “Somente no ano passado, voamos mais de 5.300 milhas, gerando 65 terabytes de dados de voo e demonstrando uma resistência de 154,6 milhas (248,8 km) com uma única carga de bateria.”

O conselho interno de revisão de segurança de Joby suspendeu a paralisação da empresa nos ensaios de voo no início desta semana. A suspensão havia sido introduzida voluntariamente após um acidente envolvendo o primeiro protótipo de pré-produção da empresa em fevereiro.

“A Joby continua trabalhando em estreita colaboração com a FAA e o National Transportation Safety Bureau (NTSB) para investigar o acidente e fornece instruções regulares sobre seus planos de ensaio de voo”, afirma a companhia.

A Joby pretende que a aeronave de decolagem e pouso na vertical e totalmente elétrica (eVTOL) opere como parte de um serviço de táxi aéreo rápido, silencioso e conveniente a partir de 2024.

A aeronave pode transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 200 mph (322 km/h). Foi projetada para ajudar a reduzir o congestionamento urbano e acelerar a mudança para modos de transporte sustentáveis.

Informações da Joby Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747