Após anos e por causa de ‘rebaixamento’, avião Airbus A340 voltará para Porto Alegre

Um cada vez mais raro avião quadrimotor voltará à Porto Alegre neste sábado, 27 de agosto, mas a visita é motivo de um ‘rebaixamento’ para os passageiros.

A340 da HiFly por BriYYZ

O quadrijato Airbus A340-300 tem sido uma vista cada vez mais rara em aeroportos mundiais, já que tem perdido espaço para aviões bimotores, que levam a mesma quantidade de passageiros e consomem quase a metade do combustível. Atualmente, nenhuma empresa opera regularmente com o modelo para o Brasil.

Em Porto Alegre ele não era visita frequente, mas ficou marcado pelos fretamentos da Aerolíneas Argentinas, levando crianças para Disney ou turistas para as praias do sul do país.

A última visita, porém, foi da mesma companhia que agora retorna com ele, a portuguesa HiFly. Em 2010, fez um voo fretado para a capital gaúcha, e agora neste sábado, cumpre um voo para a TAP Air Portugal.

Downgrade

Enquanto a visita é motivo de alegria para os entusiastas da aviação, pode não ser para os passageiros, já que o avião entra no lugar do Airbus A330 da TAP, que tem um nível de conforto maior.

A Classe Executiva do avião escalado, de matrícula 9H-SOL, tem poltronas confortáveis que viram cama, mas nem todos os assentos têm acesso direto ao corredor, e nenhum deles conta com sistema de entretenimento individual, situação que se repete na Econômica.

Para amenizar a falta de filmes e telas na poltrona, a HiFly costuma fornecer tablets para os passageiros da Executiva, e na Econômica são passados filmes nas TVs colocadas no teto.

Por dentro, são 218 assentos na classe econômica e 36 na executiva, totalizando 254 poltronas. O jato foi construído em 2002 e entregue diretamente para a espanhola Iberia, onde ficou até 2015. Ele chegou na HiFly em 2018 e fez vários voos no regime de wet-leasing, para fretamentos e cobrir operações de outras empresas, com tripulação e apoio técnico inclusos.

Segundo o site da TAP, o voo decola às 10h15 de Lisboa e pousa na capital gaúcha às 17h35. A decolagem de volta é apenas às 9h35 da manhã de domingo, e não às 19h05 de sábado como é tradicionalmente. Esta mudança de horário foi feita porque a HiFly não tem tripulação aguardando o avião no Brasil, e os mesmos funcionários que voarem o voo de ida, serão o da volta, sendo necessário um tempo mínimo de descanso.

As passagens na Econômica estão esgotadas e na Executiva está disponível por R$8 mil reais, dentro da faixa de preço cobrado pela TAP para os próximos dias. Inclusive, nos próximos dias 30 e 31 está previsto novamente um A340 da HiFly operar os voos TP117 e TP118 de e para Porto Alegre.

Classe Executiva do 9H-SOL – Divulgação
Classe Econômica do 9H-SOL – Divulgação

Este rebaixamento, que é a tradução livre para downgrade, causou confusão num recente voo da TAP de Lisboa para o Rio de Janeiro, em que brasileiros que voavam na classe Executiva prostestaram com a polícia portuguesa pelo fato da aeronave ter um conforto bem menor, e também estar suja:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias