Início Empresas Aéreas

Após ataque de apoiadores do Hamas na Holanda, El Al faz voos para resgatar judeus

Foto – DepositPhotos

A companhia aérea El Al está fazendo quatro voos de resgate gratuitos para levar israelenses de Amsterdã de volta a Tel Aviv, com assentos disponibilizados em todas as classes (econômica, premium e executiva) para passageiros com bilhetes da própria empresa ou de concorrentes.

Esses voos foram organizados em resposta aos recentes eventos críticos que dificultaram o retorno de israelenses ao país. Na noite de ontem, 7 de novembro, jogaram na principal cidade da Holanda o Ajax contra o Maccabi Tel Aviv, numa partida válida pela Liga Europa.

Dentro de campo, o time local venceu por 5×0, mas após o final do jogo, vários imigrantes, sendo a maioria de origem árabe, começaram a atacar os torcedores do Maccabi, que em sua maioria são judeus. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que pessoas mascaradas abordavam outras que circulavam nas ruas de Amsterdã, questionando-os se eram judeus e obrigando-os a gritarem Palestina Livre em inglês.

Num ato que se assemelha ao das tropas nazistas que ocuparam a Holanda na Segunda Guerra Mundial, o grupo de mascarados, muitos deles com bandeiras da Palestina e do grupo terrorista Hamas, atacou quem se negasse a demonstrar apoio ao território palestino ou quem eles julgassem que fosse judeu.

O ato não teria sido coincidência: amanhã, dia 9 de novembro de 2024, completará 86 anos do expurgo de judeus (pogrom) na Holanda, promovido por tropas alemães e civis simpatizantes. Este episódio foi conhecido como Noite dos Cristais, já que várias lojas de judeus foram quebradas e vandalizadas, sendo o início do Holocausto.

A polícia local informou que 62 pessoas foram detidas e que uma investigação está em curso. Ao menos 10 torcedores do Maccabi ficaram feridos, sendo que metade foi hospitalizada.

Visando dar maior segurança para os torcedores e a comunidade judaica na Holanda, a El Al enviou aeronaves para Amsterdã, e o primeiro voo partiu hoje (08) da cidade às 14h (horário local) e deve pousar em Tel Aviv ainda hoje. O segundo voo decolará às 18h40, com chegada prevista para 00h05 do dia seguinte. O terceiro, saindo às 20h35, deve aterrissar às 01h55, e o quarto voo, às 22h20, tem chegada estimada para 03h40, também na madrugada de amanhã.

Passageiros que precisam embarcar nos voos de resgate devem se registrar por meio de um número de atendimento dedicado para quem está em Amsterdã, pelo telefone 03-9404040. A alta demanda causou tempos de espera prolongados, apesar do reforço de centenas de atendentes. A El Al pediu que os passageiros aguardem com paciência enquanto são atendidos.

Além dos voos de resgate, duas outras aeronaves com aproximadamente 350 israelenses a bordo também estão a caminho de Amsterdã para trazer os passageiros de volta ao país ainda hoje. Esses voos, no entanto, já estavam programados previamente e não estão relacionados aos eventos recentes.

Sair da versão mobile