
O ator bielorrusso Aleh Sidorchyk, de 61 anos, foi acusado de atentado ao pudor durante um voo da Malaysian Airlines que chegou à costa australiana no domingo, proveniente de Kuala Lumpur. Sidorchyk, que faz parte do Belarus Free Theatre, foi preso e libertado sob fiança. Ele agora espera a audiência em 6 de março, mas não está autorizado a deixar a Austrália.
Segundo matéria da imprensa local, o Belarus Free Theatre deve apresentar no Festival de Adelaide, mas os organizadores agora declararam que Sidorchyk não é mais bem-vindo no festival. Não foram divulgados detalhes adicionais sobre o incidente.
O superintendente interino da Polícia Federal Australiana (AFP), Paul Everingham, disse que “ao viajar pelo aeroporto e quando estiver em um avião, as pessoas estão sujeitas à lei australiana e, quando houver evidências de que alguém cometeu um crime, a AFP tomará medidas”.
Casos de passageiros perturbadores se multiplicaram nos últimos anos, levando autoridades de todo o mundo a criar leis e regras de convivência a bordo de aeronaves. Com isso, cada vez mais viajantes indisciplinados tem sido punidos com altas multas e até prisão, dependendo do risco que levam para os voos e demais passageiros.
