Após Azul dar pista, Embraer dá detalhes de projeto de jato cargueiro

Os planos de conversão plena para cargueiros de jatos Embraer pode estar mais próximo do que se imagina, com a Azul liderando o programa.

Como falamos no passado em primeira mão, a Azul Linhas Aéreas, uma das principais clientes da Embraer, é a primeira e única empresa da atualidade a utilizar jatos Embraer adaptados para cargueiros. No entanto, segundo fontes da empresa revelaram ao AEROIN, existem planos para tornar o projeto dos E-Jets numa conversão permanente a cargueiro, provendo maior capacidade de carga e melhor aproveitando do avião.

Nessa semana, mais sobre o assunto foi falado durante o Dubai Air Show, por Rodrigo Silva e Souza, Vice-Presidente de Marketing da Embraer Aviação Comercial, a revista Aviation Week. Na ocasião, o executivo afirmou que “existe uma grande demanda para aviões deste tipo” e estima que o E195-E1 leve até 14 toneladas de carga com um alcance de 2 mil milhas náuticas (3.704 km).

Caso estas especificações se confirmem, seriam apenas 5 toneladas a menos do que o Boeing 737-300F, voando num alcance similar ao jato americano.

A Embraer, porém, não bateu o martelo sobre o assunto, e assim que decidir terá em torno de 24 meses para desenvolver o projeto e certifica-lo, estimando a entrada no mercado em 2024. O projeto também seria oferecido para o menor E190-E1.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias