Início Acidentes e Incidentes

Após Boeing 737 apresentar ruídos e vibrações severas no pouso, peças são achadas na pista de onde decolou

Imagem: The Aviation Herald

Passageiros de um voo realizado no último sábado, 24 de fevereiro, precisaram desembarcar na pista de pousos e decolagens do destino, após a aeronave sofrer um problema com o trem de pouso durante a aterrissagem.

O avião envolvido foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula EI-DYC, operado pela Ryanair, quando estava realizando o voo FR-9719, que partiu do aeroporto Ciampino, de Roma, na Itália, para o Charleroi, de Bruxelas, na Bélgica.

Após um voo normal, a aproximação foi realizada para a pista 24 de Charleroi, porém, durante a aterrissagem, ouviu-se um grande ruído e vibrações severas foram sentidas até a aeronave parar na pista, conforme relatos de passageiros.

Eles foram mantidos a bordo por cerca de três horas até poderem desembarcar por escadas móveis e serem transportados de ônibus desde a pista até o terminal. Segundo foi dito aos viajantes para explicar a longa espera, não havia ônibus suficientes disponíveis para levá-los ao terminal.

Ao desembarcar, eles puderam ver que o trem de pouso dianteiro estava danificado, motivo pelo qual a aeronave não pôde ser rebocada.

A aeronave permanece em Charleroi até esta terça-feira, 27 de fevereiro, segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos.

De acordo com informações recebidas pelo The Aviation Herald, um pino e um parafuso do torque link do trem de nariz foram encontrados mais tarde na pista do aeroporto de partida, em Roma.

O torque link é um conjunto de peças que permite a movimentação vertical do cilindro sem deixar que ele gire, ou seja, mantendo o trem de pouso alinhado. A quem não é familiarizado com a aviação, para exemplificar, o vídeo a seguir, de uma aeronave de menor porte, mostra o que uma inspeção do torque link:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile