Início Empresas Aéreas

Após Catar barrar escala, voo da Garuda para o Brasil passará por Amsterdã

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

O voo da Garuda Indonesia para repatriação dos brasileiros no sudeste asiático teve sua logística totalmente alterada depois que o governo do Catar decidiu barrar a escala da aeronave, que agora irá passar por Amsterdã.

Segundo divulgado pela Embaixada Brasileira em Jacarta, o voo foi adiado para o feriado de Tiradentes, 21 de abril. Tudo isso devido às restrições do Catar para voos estrangeiros, mas que não se aplicam à Qatar Airways que é a aérea nacional. Tal fato gerou uma série de desconfortos até aqui, uma vez que passa a impressão que o governo está privilegiando sua empresa aérea em um momento de pandemia e de voos de resgate.

Por conta disso, e com a evolução da pandemia e a restrição de escalas, a logística será diferente e mais complexa. Veja abaixo o mapa com o itinerário previsto, que terá ao todo mais de 25 mil quilômetros:

© Great Circle Mapper

O primeiro voo decola de Depansar, na Ilha de Bali, no dia 21 às 9h40 como GA403, com destino à capital Jacarta. De lá, o grupo será dividido em dois aviões com partidas previstas para as 12h40 (voo GA 118) e 15h05 (voo GA 190) com destino a Medan, na Ilha de Sumatra, ainda na Indonésia.

A necessidade de dividir os passageiros em dois voos deve-se à indisponibilidade de aeronave de grande porte para o trecho Jacarta – Medan que possibilite a aplicação das regras de distanciamento social exigidas pelo governo indonésio em voos internos.

Em Medan, os passageiros se juntarão aos brasileiros vindos de Bangkok, na Tailândia, e Hanói, no Vietnã, e partirão, em uma única aeronave, para Amsterdã, onde haverá escala para reabastecimento e nova troca da tripulação.

A chegada em Amsterdã está prevista para 9h15 do dia 22, partindo da capital holandesa às 10h45. A chegada no Brasil está programda para 18h10 do mesmo dia. Já o retorno para a Indonésia será no dia 23 às 16h00. Todos os horários citados aqui são locais.

Até o momento está escalado o Boeing 777-300ER da Garuda de matrícula PK-GIH, sendo que o número do voo no trecho Medan – Amsterdã – São Paulo é o GA8800. Para acompanhar no FlightRadar24 esta aeronave, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile