Após denúncias, Infraero confirma que tripulantes não precisam de inspeção aleatória em aeroportos

Passenger Screening Raio x Inspeção Segurança
Imagem ilustrativa – Fonte: Politikaner / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que se reuniu com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para tratar sobre as buscas aleatórias indevidas em tripulantes, que vêm ocorrendo em aeroportos administrados pela empresa.

A reunião ocorreu depois que, na última terça-feira, 25 de abril, o sindicato encaminhou ofício à empresa solicitando o fim da prática, após receber várias denúncias de aeronautas.

A Infraero informou que a busca aleatória em tripulantes foi, possivelmente, algo pontual e que o procedimento em todos os aeroportos administrados pela empresa é de não-inspeção aleatória.

Na reunião, o SNA apresentou outros problemas ocorridos nos aeroportos administrados pela empresa, além das inspeções aleatórias: exigências de CHT impressa e impedimento de acesso às ARS pela sala de embarque.

Sobre as questões apontadas pelo sindicato, a Infraero se comprometeu a estabelecer padrões internos para os procedimentos mais adequados, buscando conciliar a segurança aeroportuária com a flexibilidade no trânsito dos aeronautas.

O SNA informa que vai publicar os procedimentos adotados pela Infraero, e que a empresa também deixou aberto um canal de comunicação direta com o sindicato, para resolução de quaisquer problemas futuros.

O Sindicato finaliza reforçando que, em caso de dificuldades nos aeroportos, os tripulantes devem entrar em contato com através dos canais disponibilizados pelo SNA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias