Início Aviação Militar

Após desavenças no caso do KC-390, presidente Embraer visita o Comandante da Aeronáutica

Na quarta-feira (22) o presidente da fabricante de aeronaves Embraer, Francisco Gomes Neto, fez uma visita ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que tratou-se de um encontro amistoso entre parceiros de longa data.

No entanto, sabe-se que a relação está um pouco estremecida, após a FAB dizer que não arcará com toda a encomenda de aeronaves KC-390 prevista no início do projeto, desejando reduzir de 22 para 15 unidades – o pedido já havia sido reduzido, pois, originalmente, eram previstas 28 aeronaves para a Força.

Quando soube da intenção da FAB de cortar mais um pedaço do pedido, a Embraer, como empresa de capital aberto, precisou se posicionar e desmentiu publicamente que o contrato seria reduzido novamente. O assunto parou por aí, mas não há como negar que há um desentendimento entre as partes sobre esse programa. Embora não tenha sido divulgada a pauta da reunião, é difícil pensar que a visita desta semana não tenha tocado nesse assunto. Logo, é possível que novidades sejam anunciadas em breve.

Palavras oficiais

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a visita do CEO da Embraer reafirma a parceria estratégica da FAB e das Forças Armadas com a Embraer, que é uma honra para todos os brasileiros. “É um orgulho nacional que nasceu dentro da Força Aérea Brasileira, com o seu primeiro projeto, o Bandeirante. Sendo assim, sem dúvida, é uma relação permanente”, salientou.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou que é impensável ter uma Força Aérea sem uma indústria aeronáutica forte. “Trata-se de uma atividade nacional que agora está se lançando nas áreas espacial, de radar e de tráfego aéreo, ou seja, são diversos setores de interesse, principalmente no âmbito da Embraer Defesa e Segurança”, pontuou.

Já o Presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou que a visita foi muito importante porque reforça o bom relacionamento entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira. Ele também comentou sobre a relevância da parceria para o desenvolvimento da indústria aeronáutica do país: “A FAB é um pilar muito importante que tem apoiado a Embraer, no desenvolvimento de tecnologias e de novos negócios. E há vários exemplos de sucesso nos últimos anos, como o Super Tucano e o KC-390 Millennium”, frisou.  

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile