Início Variedades

Após dois anos, Airbus A320 da Aeroflot que ficou preso em Schiphol vai decolar de novo

Em meio a sanções internacionais contra a Rússia, um Airbus A320 da Aeroflot, a companhia aérea nacional russa, estacionado no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, há mais de dois anos, será finalmente levado ao céu novamente. A aeronave passou por uma série de reparações e checagens, enquanto também se trabalha para completar a papelada necessária para o seu voo.

Como informa o Luchtvaartniews, o A320 registrado como VP-BAC estava a caminho de Düsseldorf, na Alemanha, desde Moscou, na Rússia, quando a invasão russa à Ucrânia ocorreu em 27 de fevereiro de 2022. Durante a viagem, a Alemanha fechou seu espaço aéreo para todas as aeronaves russas, levando a aeronave a desviar para Schiphol. Quando a Holanda, assim como a maioria dos países ocidentais, decidiu também banir as aeronaves russas, o A320 ficou retido.

Durante todo esse tempo, o avião foi mantido no estacionamento do U-platform, localizado a leste da pista Zwanenburgbaan. No entanto, no final do ano de 2023, o ministro do Transporte decidiu que o Airbus deveria ser retirado do estacionamento e passar por uma revisão completa para que pudesse retomar suas operações.

Apesar de a propriedade original do avião ser da GTLK Europe, uma divisão irlandesa da empresa de leasing russa GTLK, não se sabe ao certo quem é o atual proprietário do Airbus. Há rumores de que a aeronave, construída em 2016, pertenceria a uma empresa chinesa, no entanto, tais informações não foram confirmadas.

Atualmente, o A320 está localizado na área leste do aeroporto de Schiphol. Embora a aeronave ainda exiba as cores básicas da Aeroflot, o nome e o logotipo da companhia foram devidamente cobertos. Até o momento, não há informações precisas sobre a data de partida do avião e o seu destino final.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile