Início Acidentes e Incidentes

Após dois aviões widebody quase vararem a mesma pista na decolagem, uma investigação foi aberta

Após dois incidentes de excursão de pista durante a decolagem em setembro, o Australian Transport Safety Bureau (ATSB) iniciou investigações sobre essas ocorrências que envolveram um Airbus A330-300 da Malaysia Airlines e um Boeing 787-9 da Bamboo Airways no aeroporto de Melbourne.

As excursões de pista aconteceram durante as obras do revestimento da pista 34, que foi temporariamente encurtada, mas continuou operacional para decolagens.

O primeiro incidente ocorreu em 8 de setembro com o Airbus A330-300 (de registro 9M-MTL), que estava em um voo para Kuala Lumpur. Pouco tempo depois, em 18 de setembro, o Boeing 787-9 (matriculado VN-A819) da Bamboo Airways também sofreu uma excursão de pista enquanto decolava em direção a Hanói.

Ambos os incidentes ocorreram durante decolagens noturnas e resultaram nas aeronaves ultrapassando a marcação da cabeceira, antes de conseguirem sair do solo. Com isso, elas acabaram invadindo as áreas de obras e o seu arrasto e força dos motores destruíram luzes da pista e equipamentos da obra. Felizmente, não houve feridos.

O órgão de segurança afirma que está reunindo evidências dos incidentes e espera divulgar um relatório final de investigação no primeiro trimestre de 2024.

O Airbus A330 da Malaysia Airlines e o Boeing 787 da Bamboo tinham capacidade para 290 e 294 passageiros, respectivamente. O A330 era impulsionado por dois motores Pratt & Whitney PW4170, enquanto o 787 utilizava dois motores GE Aerospace GEnx.

O ATSB classificou os incidentes como “graves” e continua a investigá-los para determinar as causas exatas e tomar medidas corretivas necessárias. Enquanto isso, o aeroporto de Melbourne suspendeu as obras e reforçou suas medidas de segurança.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile