Um Boeing 737-800 da Kenya Airways, de matrícula 5Y-CYA, realizando o voo KQ-670 de Nairobi para Kisumu (Quênia), realizou três aproximações à pista 24 de Kisumu, com os pilotos realizando duas arremetidas e pousando na terceira tentativa, mas não conseguindo desocupar a pista após o pouso:
A Kenya Airways aircraft, Boeing 737-800 (5Y-CYA), operating as KQ731 from Nairobi to Kisumu, came to a rest on the end of Runway 24 upon landing at Kisumu Airport on May 30, 2024.
— FL360aero (@fl360aero) May 30, 2024
The pilot made two attempts to land the aircraft and finally succeeded on the third attempt.… pic.twitter.com/LkWGoYeII5
Segundo informações compartilhadas pelo The Aviation Herald, a companhia aérea relatou que a aeronave sofreu uma colisão com uma ave (“bird strike”) durante o pouso e, como consequência, ficou incapaz de desocupar a pista, pois a ave afetou sistemas relacionados ao controle de direção da aeronave.
Os passageiros e a tripulação foram desembarcados na própria pista. Demorou cerca de uma hora e 30 minutos até que pudessem desembarcar.
Os passageiros relataram que o comandante anunciou que não podiam virar e que precisavam esperar por escadas e ônibus para levá-los ao terminal.
Antes disso, a tripulação havia indicado duas vezes que haviam arremetido devido a ventos fortes. Na terceira tentativa, houve a colisão com a ave ao pousar, mas não conseguiram sair da pista devido ao incidente afetar o sistema de direção.