Após encerrar atividade no país, TAP M&E tem certificado suspenso pela ANAC

Por meio da Portaria número 8.198/SPO a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tornou pública a suspensão do Certificado de Organização de Manutenção nº 0112-­01/ANAC emitido em favor da organização de manutenção de produto aeronáutico TAP MANUTENÇÃO E ENGENHARIA BRASIL S.A., mais comumente chamada de TAP M&E. A empresa já havia encerrado as atividades no país na semana passada.

Encerramento

O encerramento da unidade de manutenção da TAP no Brasil foi uma exigência da Comissão Europeia em troca da aprovação do plano de ajuda do governo português à empresa aérea, combalida pela pandemia, no final de dezembro. O grupo aéreo português, cujas dificuldades financeiras aumentaram com a pandemia de Covid-19, foi urgentemente socorrido em 2020 pelo Estado. O governo teve que resolver nacionalizá-la para reabastecer seus cofres em troca de um plano de reestruturação.

A Comissão Europeia pediu ainda à TAP a liberação de slots de decolagem e pouso no aeroporto de Lisboa, a separação da sua subsidiária Portugalia ou mesmo a venda das suas participações na transportadora de bagagens Groundforce, bem como numa empresa de catering.

Sobre a M&E, a decisão foi tomada após o insucesso da venda da empresa de manutenção, que contava com cerca de 500 colaboradores em seus dias finais, “por causa da grande crise no setor da aviação”. O encerramento da TAP M&E não vai afetar a atividade de transporte de passageiros de e para o Brasil, “que representa 25 a 30% do volume de negócios”, sublinhou a empresa. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas questiona Azul Conecta sobre uso restrito de ventiladores...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou um ofício à Azul Conecta, levantando preocupações sobre a proibição do uso de ventiladores