Início Aviação Militar

Após entrada na OTAN, caças Gripen suecos voam com bombardeiros B-1 dos EUA

Foto: USAF by Staff Sgt. Jake Jacobsen

Os bombardeiros B-1 Lancers da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), atribuídos ao 28º Esquadrão de Bombardeio na Base Aérea de Ellsworth, deslocaram até a Base Aérea de Luleå-Kallax, na Suécia, para treinar ao lado de aeronaves da Força Aérea Sueca em 26 de fevereiro de 2024.

A missão, apelidada de Vanguard Adler, foi conduzida como parte da Força-Tarefa de Bombardeiros 24-2 (BTF) e projetada para integrar os bombardeiros dos EUA com os caças suecos SAAB JAS-39C Gripen e controladores de ataque terminal (JTACs) operando nas regiões Ártica e Báltica.

O exercício incluiu cenários de ataque terrestre, interdição aérea e apoio aéreo próximo, todos com o objetivo de construir parcerias e aumentar a prontidão.

A capacidade de fazer missões em locais como Luleå é um foco chave para as Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa. Através do Vanguard Adler, a BTF 24-2 buscou exercitar a capacidade de integrar rapidamente forças e equipamentos em locais aliados e parceiros.

Este é o primeiro treinamento conjunto de caças Gripen com bombardeiros Lancer, marcando também o primeiro exercício das duas forças aéreas após a entrada da Suécia na OTAN.

Sair da versão mobile