Após estrear a nova rota regular internacional de Floripa, avião não decola no voo de retorno

O A320neo no pátio de Florianópolis – Imagem: Zurich Airport Brasil

A rota entre Florianópolis e Santiago do Chile agora está oficializada como o mais novo serviço internacional regular do Floripa Airport. O primeiro voo marcando esse momento, com o jato de matrícula CC-DBE, aterrissou no aeroporto no domingo, 3 de julho, às 17h.

Inicialmente, serão 3 voos por semana, realizados pela companhia aérea chilena SKY Airline, com aeronave modelo A320neo, que tem capacidade para 186 lugares.

A rota torna-se a segunda operação internacional regular do aeroporto da Capital, fato inédito para Santa Catarina, segundo a concessionária Zurich Airport Brasil. Voos para o Chile eram operados apenas durante a alta temporada.

O outro voo regular internacional do aeroporto Hercílio Luz é para Buenos Aires, na Argentina, operado pela Gol, que foi retomado pela companhia brasileira no fim de março.

O voo de estreia da rota nestedomingo – Imagem: RadarBox

Imprevisto no retorno

A estreia das operações da nova rota regular acabou ficando marcada por um imprevisto. Segundo dados da plataforma RadarBox de rastreamento, jato utilizado na vinda ao Brasil não decolou para o voo de retorno a Santiago, previsto para cerca de 1 horas após o pouso.

Não há informações sobre o motivo, porém, o A320neo continua no solo até esta segunda-feira, o que parece indicar alguma necessidade de intervenção de manutenção.

Outro A320neo, de matrícula CC-AZU, partiu de Santiago no início da noite do domingo e veio ao resgate dos passageiros que voariam ao Chile. O voo partiu pouco depois da meia-noite e meia, com cerca de 6 horas e meia de atraso em relação ao horário de 18h00 programado.

Movimento no Floripa Airport

Além da estreia neste domingo, dentre as boas notícias do aeroporto da capital de Santa Catarina está a constante recuperação do movimento de passageiros em relação ao nível anterior ao início da pandemia. Na média entre janeiro e junho de 2022, o aeroporto recuperou 80% do movimento se comparado ao mesmo período de 2019.

Para julho, o Aeroporto Internacional de Florianópolis prevê uma recuperação de 90% no movimento de voos, quando comparado ao mesmo período de 2019.

Agora, o Aeroporto Internacional de Florianópolis passa a operar 11 destinos regulares, entre domésticos e internacionais: Brasília, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Guarulhos, Congonhas, Campinas (Viracopos), Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Chapecó, Buenos Aires e Santiago do Chile.

Com informações da Zurich Airport Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias