Após ficar 9 meses sem voar, o avião mais colorido da frota da Azul está de volta aos céus

Após nove meses fora de operação, o avião Embraer E195-E2 da Azul, de matrícula PS-AEF e apelidado de “Ararinha Azul”, voltou a voar na rede da companhia. A aeronave esteve parada em Sorocaba desde fevereiro e fez seu retorno aos céus em meados de novembro.

Não há informações imediatamente disponíveis sobre o motivo que levou a empresa a parar o avião por tanto tempo, mas sabe-se que a Azul, a exemplo de outras empresas no mundo, têm tido problemas com os motores dessas aeronave por falta de peças devido a problemas na cadeia de suprimentos dos fabricantes.

O “Ararinha Azul” foi batizado em homenagem à espécie, que tem seis exemplares adornando a pintura da aeronave da Azul, feita com 58 diferentes tons de cores. Apresentado ao Brasil em um evento realizado em dezembro de 2022 na cidade de Campinas, o E195-E2 foi colocado, em seguida, para voar na malha da empresa.

O retorno da “Ararinha Azul” à operação ocorreu em 22 de novembro, quando voou na rota entre Campinas e Brasília, como mostram os dados da plataforma de rastreamento de voos Radarbox.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias