Início Variedades

Após ‘fitinhas’ na aproximação, avião da Azul ‘dança’ na pista ao pousar

Cenas do vídeo apresentado nesta matéria

Um vídeo gravado há pouco mais de 10 dias mostra que um pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, contou com acontecimentos que deixaram a filmagem muito interessante para todos que admiram a aviação e gostam de assistir a pousos e decolagens.

Primeiro, durante a aproximação para o pouso pela cabeceira 27L de Guarulhos no dia 4 de maio, nota-se que o Airbus A321neo de matrícula PR-YJB, proveniente do Recife no voo AD-4619, encontrou condições meteorológicas com alta umidade relativa do ar, criando um bonito efeito de “fitinhas” atrás das asas, ou seja, finas trilhas de condensação da umidade.

O fenômeno ocorre porque certos pontos da asa, devido a seu formato aerodinâmico, ficam sujeitos a pressão muito reduzida, criando condição para que a água que está dispersa na atmosfera se condense por alguns momentos.

Depois, quando o A321neo já está se aproximando do solo, é possível perceber que toda a aproximação estava sendo feito com o avião “caranguejando”, ou seja, com o nariz direcionado bastante fora do eixo da pista, para o lado direito.

Isso indica que havia incidência de intenso vento pela direita, sendo necessário manter o avião dessa forma para compensar a força exercida pelo vento, que tenta empurrá-lo para a esquerda do alinhamento da pista.

Por fim, como consequência desse vento, o jato é visto “dançando” na pista após tocá-la, já que o piloto precisou agir para corrigir a instabilidade causada pela condição meteorológica adversa.

Vale ressaltar que os pilotos teriam optado por uma arremetida (desistência do pouso) caso a instabilidade do avião fosse maior do que eles julgassem seguro para continuar com o pouso.

Certamente, para muitos passageiros a situação de uma aproximação como essa causa algum desconforto por medo ou insegurança, porém, diante da condição segura do pouso, fica como uma bonita cena a todos que gostam de acompanhar vídeos de aviação.

A gravação a seguir, mostrando toda a sequência descrita acima, pode ser vista no vídeo a seguir, publicado pelo canal SBGR Live no YouTube.

Sair da versão mobile