
O governo da Colômbia acabou de enviar um Boeing 737 da sua força aérea para buscar dezenas de deportados que estão nos EUA.
A decisão faz parte do acordo entre o governo americano e colombiano, após um impasse gerado no final de semana sobre as condições que os imigrantes ilegais estavam passando nos voos de deportação, que incluem algemas nos pés e nas mãos, privação de comida e restrição para ida ao banheiro.
Inicialmente, o governo da Colômbia, sob ordens do presidente Gustavo Petro, proibiu a entrada de um Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea Americana (USAF) que já havia decolado da Estação Aeronaval de Miramar, na Califórnia, com em torno de 80 colombianos deportados.
A aeronave acabou voltando para a base e o voo foi cancelado. Na ocasião, Petro alegou que os americanos não estavam cumprindo com o mínimo de dignidade com os deportados, e prometeu enviar o Boeing 737-700 BBJ de uso presidencial, que possui interior VIP.

Ainda ontem (26), Donald Trump anunciou que a Colômbia aceitou os termos dos EUA, após o presidente americano anunciar pesadas sanções caso o país sul-americano não colaborasse para receber seus nacionais. Neste anúncio estava previsto o envio dos deportados “em aviões militares e sem restrições“.
Porém, agora, próximo das 18h00 no horário de Brasília, decolour do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, um outro 737-700 da Fuerza Aérea Colombiana, de matrícula FAC1219, que não possui voo VIP. A aeronave seguirá sem escalas até o Aeroporto de San Diego, que fica ao sul da estação aeronaval onde foi gravado o primeiro filme da franquia Top Gun.
Lá embarcarão 110 colombianos deportados, que, segundo a chancelaria colombiana, voarão “seguindo os protocolos estabelecidos para um retorno digno e com garantia de direitos aos cidadãos que chegam em voos de deportação. A bordo estão funcionários da Migração Colômbia, equipe de coordenação de assistência a compatriotas do Ministério das Relações Exteriores, além de pessoal médico. Isso com o objetivo de garantir o respeito aos direitos dos cidadãos e realizar monitoramento médico, caso seja necessário. Espera-se que, nos próximos dias, outro avião saia com o mesmo objetivo“.
Estos son los aviones que saldrán desde CATAM en Bogotá, hasta San Diego (Estados Unidos) para repatriar a 110 indocumentados colombianos en vuelos de deportación.
— ÚltimaHoraCaracol (@UltimaHoraCR) January 27, 2025
No obstante, hoy solo sale uno de ellos y en los próximos días el otro, para cumplir con el acuerdo entre ambos… pic.twitter.com/aBOzFyVglu
O voo pode ser acompanhado em tempo real clicando aqui.

1/3 Desde el Comando Aéreo de Transporte Militar, una aeronave Boeing 737-700 de su #FuerzaAeroespacial🇨🇴 se prepara para despegar rumbo a San Diego, California.#SiempreFirmes#AdAstra🚀 pic.twitter.com/hYpSt7LiVF
— Fuerza Aeroespacial Colombiana (@FuerzaAereaCol) January 27, 2025