Início Sem categoria

Após Israel declarar guerra, voos fazem meia-volta; aéreas oferecem flexibilidade a passageiros

Foto por Chris Hoare

Os ataques do grupo islâmico Hamas a Israel na manhã de sábado, 7 de outubro, e a respectiva declaração de guerra contra os terroristas por parte do governo israelense tiveram impacto direto no tráfego aéreo civil no país. Diversos voos com destino à cidade de Tel Aviv foram desviados devido à situação de segurança instável na região.

Segundo informações fornecidas por militares israelenses, a ofensiva do Hamas tem sido intensa desde a manhã de sábado, com mais de 2.000 foguetes lançados contra o país. Em resposta, Israel tem realizado ataques aéreos às instalações do grupo na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou, a partir do quartel-general militar em Tel Aviv, que “estamos em guerra”.

Essa situação tem gerado consequências também para o tráfego aéreo civil. Por precaução, algumas companhias aéreas optaram por desviar os voos que tinham como destino a cidade de Tel Aviv na manhã de sábado. Um voo da companhia Wizz Air que partiu de Roma, por exemplo, retornou à capital italiana. Já um voo da companhia húngara de baixo custo que saiu de Varsóvia pousou em Larnaca, no Chipre, ao invés de seguir a Tel Aviv.

A Lufthansa, por sua vez, está reduzindo sua oferta de voos para a região. Um voo da Turkish Airlines que partiu de Istambul para Tel Aviv foi desviado perto de Chipre e retornou à cidade turca.

Apesar dos desvios e cancelamentos, o aeroporto de Tel Aviv permanece aberto, com a maioria dos voos pousando normalmente. De acordo com dados de rastreadores de voos, como a plataforma Radarbox, vários voos foram desviados até o momento.

A companhia aérea nacional de Israel, El Al, está oferecendo a opção de cancelar ou remarcar voos gratuitamente devido à situação. Há relatos também de que aeroportos no sul do país estão solicitando a suspensão das operações, mas alguns voos com destino a Eilat ainda estão programados.

A situação permanece instável e novas atualizações serão fornecidas quando disponíveis.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile