Início Empresas Aéreas

Após Latam, Qatar Airways é a segunda aérea do mundo certificada para levar baterias de lítio

Imagem: Qatar Airways

A Qatar Airways informa nessa segunda-feira, 9 de janeiro, que se tornou a segunda companhia aérea do mundo a obter a certificação IATA CEIV Lithium Battery para o transporte de baterias de lítio.

Com isso, a Qatar Aviation Services é a primeira empresa de serviços de assistência no solo em escala a ter essa certificação no mundo.

A Latam foi a primeira a conquistar a certificação, recebida há pouco mais de três meses, em setembro de 2022.

A certificação visa a melhorar a segurança no manuseio e transporte de baterias de lítio em toda a cadeia de abastecimento. Tanto a Qatar Airways quanto a Qatar Aviation Services desempenharam um papel fundamental no projeto de implementação do recente programa de bateria de lítio CEIV da IATA e continuam ativamente envolvidos em seu ajuste fino e adaptação.

O CEO do Qatar Airways Group, Akbar Al Baker, disse:

“A segurança dos passageiros e da carga é nossa maior preocupação em todos os momentos, e temos defendido continuamente a regulamentação adequada no transporte de baterias de lítio.

Estamos felizes por ser a segunda companhia aérea certificada e encorajamos todos os participantes da indústria aérea a buscarem a certificação.

Como setor, devemos nos concentrar na prevenção ativa de riscos e isso é alcançado por meio de regulamentação, treinamento e conformidade rigorosos”.

Guillaume Halleux, Chief Officer Cargo da Qatar Airways Cargo, acrescentou:

“As baterias de lítio desempenham um papel enorme em nossa vida diária, desde os brinquedos que compramos para nossos filhos até os laptops que usamos todos os dias e os carros que dirigimos, para citar apenas alguns exemplos.

No entanto, elas também representam um enorme risco diário para viagens aéreas e transporte: um risco que a Qatar Airways sempre destacou e trabalhou para prevenir da melhor maneira possível.

Estamos felizes em ver isso agora começando a acontecer com as empresas do setor de carga aérea voluntariamente submetidas à certificação CEIV Lithium Battery.

Nosso plano agora é trabalhar com nossos parceiros globais, agentes terrestres, expedidores e despachantes de carga para garantir um entendimento sólido e comum dos riscos da movimentação de baterias de lítio e promover mudanças positivas no setor.”

Halleux pediu uma regulamentação mais rápida e adoção de conformidade em relação às baterias de lítio em seu discurso principal no Simpósio Mundial de Carga em Dublin em outubro de 2021.

Pouco depois, a Qatar Airways Cargo anunciou a transferência completa de sua frota de mais de 10 mil contêineres para os recém-desenvolvidos contêineres resistentes ao fogo da Safran, projetados para resistir a um incêndio à base de lítio por até 6 horas. Até o momento, já trocou 9 mil de seus contêineres, superando a meta de 70% que se propôs para 2022, e dará continuidade ao processo de troca em 2023.

As baterias de lítio são amplamente utilizadas em uma variedade de produtos de consumo, desde smartphones a patinetes elétricos, enquanto os riscos associados ao seu uso e transporte entre os consumidores não são bem conhecidos.

Como operadora de rede global e grupo integrado de empresas de aviação, esses potenciais problemas são de extrema importância para a Qatar Airways e a Qatar Airways Cargo. Portanto, aumentar a conscientização sobre o manuseio de baterias de lítio ajudará a melhorar a segurança no setor de transporte aéreo.

O programa de certificação do Centro de Excelência para Validadores Independentes de Baterias de Lítio (CEIV Li-batt) garantirá que os elementos da cadeia de suprimentos envolvidos no envio dessas baterias sejam capazes de atender aos requisitos regulamentares.

A CEIV Lithium Batteryé a certificação CEIV mais recente da IATA. Está de acordo com certificações semelhantes para o manuseio de produtos farmacêuticos, perecíveis e animais vivos.

Sair da versão mobile