A Polícia Federal (PF) informou que realizou a prisão de mais um passageiro estrangeiro nesta semana no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, antes de seu embarque para um voo internacional.
A ação ocorreu em conjunto com a Receita Federal (RF), após servidores desta abordarem um passageiro, nacional de Honduras, que embarcaria com destino final a Hong Kong, na China, em voo com escala no Catar, para revistarem sua bagagem.
Na mala do homem foi encontrado um livro com peso incompatível. Os servidores, ao verificarem o objeto, perceberam que continha um volume oculto, contendo um pó semelhante a cocaína.
Em razão das suspeitas, o passageiro foi conduzido à delegacia da PF, onde recebeu voz de prisão, após os exames periciais confirmarem que a substância era cocaína. O volume da droga somou mais de 1 quilo.
O suspeito será apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, conforme a Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad, prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, define crimes e dá outras providências.