A Força Aérea do Chile (FACH) informa que o avião DHC-6 Twin Otter da IIIª Brigada Aérea, que está desdobrado no Brasil no contexto da emergência por inundações, aterrissou na Base Aérea Santa Maria (BASM) da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio Grande do Sul, às 17h00 da quarta-feira, 29 de maio, após ter concluído sua última missão de transporte de carga para o Aeroporto Internacional de Pelotas (RS).
Pelotas é um dos locais de onde estão sendo distribuídos alimentos, roupas de cama, produtos de higiene, água e medicamentos para diferentes pontos da zona sul e costeira do Estado do Rio Grande do Sul.
Foram, ao todo, mais de 30 horas de voo, 20 estudantes evacuados, 14 toneladas transportadas e 13 missões realizadas em pouco mais de duas semanas de operação, todas completadas com sucesso pelas duas tripulações sob o comando do Comandante de Esquadrilha (A) Gonzalo Silva, que se desdobraram há pouco mais de 15 dias desde Puerto Montt, Chile, atravessando metade da Argentina, para chegar e prestar uma mão amiga ao povo brasileiro.
Na chegada à base aérea, a aeronave foi recebida pelo Comandante da Unidade da FAB, Coronel Daniel Lames, que parabenizou e agradeceu a cada um dos Aviadores Militares chilenos por sua dedicação e profissionalismo.
Ele também destacou o apoio da Força Aérea do Chile, que foi fundamental para cumprir o objetivo de transportar carga para os setores mais afetados pela tragédia, devido principalmente à versatilidade e capacidades do avião Twin Otter, bem como ao profissionalismo de suas tripulações. Embora a Força Aérea Brasileira conte com uma grande frota de aeronaves de diferentes tipos, carece na região de uma de caráter intermediário, que permita realizar esse tipo de missões de maneira rápida, conseguindo transportar cerca de uma tonelada de ajuda humanitária por trecho.
Nesse contexto, o Coronel Daniel Lames conheceu a aeronave e destacou suas capacidades para enfrentar uma emergência dessas características, a qual foi de valiosa ajuda para fazer chegar a carga humanitária às pessoas que mais estão sofrendo.
Da mesma forma, o Comandante Gonzalo Silva explicou que o preparo operacional também se deve ao fato de que a missão periodicamente realizada pelo Grupo de Aviação N°5 no sul do Chile é de apoio à comunidade, efetuando transporte de carga e alimentos para setores cordilheiranos de difícil acesso, além de fornecer uma resposta rápida e segura para evacuar pessoas que necessitam de atendimento médico de urgência.
Após a conclusão, a aeronave retornou ao Chile, completando assim uma missão histórica, tanto para a aeronave em si quanto para a IIIª Brigada Aérea, que operacionalizou essa missão em um trajeto direto entre Puerto Montt e a cidade de Santa Maria, com escalas em Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires.
Informações da Força Aérea do Chile