Após muita expectativa, Voepass vai tapar o buraco da Gol em Fernando de Noronha

Com as restrições de pista para a operação de jatos no Aeroporto de Fernando de Noronha, a Azul acabou ficando com o monopólio da rota aérea para a ilha, por ser a única das grandes empresas brasileiras a operar turboélices, mas isso irá mudar.

Desde o início das restrições, impostas pela ANAC devido às más condições do asfalto na pista da paradisíaca ilha, que colocavam em risco a operação de aeronaves a jato, apenas voos de aeronaves turboélices passaram a ser permitidos. Com isso, a Gol, que só tem jatos na frota, teve que sair da operação e ela ficou totalmente nas mãos da Azul, que passou a usar os turboélices ATR.

Quando a restrição foi imposta pela ANAC, ainda havia passageiros da Gol na ilha, que tiveram que ser resgatados por uma parceira, a Voepass, em voo único, também com um ATR. Naquele momento, e como havíamos antecipado, não havia possibilidade da Voepass assumir imediatamente os voos da Go por vários motivos, dentre eles autorização da própria administração de Fernando de Noronha.

No entanto, passado algum tempo desde a restrição, essas barreiras parecem ter sido superadas, já que a companhia regional pediu horários de voo (slots) ao Aeroporto de Recife com os turboélices ATR 72 que levam até 70 passageiros. Segundo o solicitado, os voos começam no dia 20 de dezembro e vão, pelo menos até 25 de março, sendo realizados duas operações de ida e volta diariamente.

O primeiro voo a decolar é o 5960 às 07h25 para Noronha, onde pousa às 9h05. A decolagem da Ilha será as 10h15, chegando em Recife às 10h55. Já o segundo voo decola às 11h25 da capital pernambucana, chegando na Ilha às 11h05, decolando de volta para Recife às 14h20, onde pousa às 15h00.

Os horários acima são locais e estimados, e podem parecer estranhos devido à diferença de fuso e ao fato de que o pedido no slot nem sempre reflete a programação exata que a companhia aérea fará.

Vale destacar que as passagens ainda não estão disponíveis para venda no site da VOEPASS e nem da GOL, que comercializa as passagens da empresa regional nos voos no Nordeste, como esta nova rota.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias