Após muitos acidentes, donos de Antonov An-148 na Rússia tentam passá-los para frente

Foto de Alex BeltyukovРусский, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia

Os proprietários russos anunciaram sua intenção de vender todas as suas aeronaves An-148, totalizando dez exemplares do modelo, já que ele foi banido dos céus por excesso de problemas de manutenção e acidentes. As companhias da Rússia procuram na Ucrânia e em países da região por potenciais interessados, relata o jornal Kommersant.

Os russos começaram a abandonar gradativamente os An-148 devido a problemas com sua manutenção. As dificuldades surgiram em meio à anexação da Crimeia ucraniana pela Rússia e ao início da guerra no Donbass em 2014. A operação dessas aeronaves sem cooperação com a Ucrânia é impossível.

“A aeronave não é produzida em massa, foi produzida na Ucrânia e na Rússia. Portanto, analisamos todos os mercados potenciais no países da ex-URSS que poderiam se interessar por essas aeronaves. Estamos negociando com companhias aéreas da Armênia, Quirguistão, Cazaquistão, Bielorrússia e Uzbequistão”, disse Sergei Turkin, diretor da empresa de leasing Ilyushin Finance, que pretende vender cinco de seus An-148.

De acordo com a agência, pelo menos duas companhias aéreas ucranianas – Air Ocean Airlines e Motor Sich – já manifestaram interesse nos An-148. De acordo com o Kommersant, em geral, a Air Ocean Airlines planejava alugar até seis An-148 de origem russa. Viacheslav Geriga, diretor executivo da transportadora aérea, não quis comentar as informações.

O An-148 é uma aeronave ucraniana de passageiros de corpo estreito de médio porte. Ele foi projetado no antigo Complexo Técnico e Científico Aeronáutico em homenagem a O. K. Antonov (agora SE Antonov). Ele é projetado para transportar até 83 passageiros a uma distância de 4.400 km. A produção do An-148 foi implantada nas instalações da Kyiv Aviation Plant Aviant, na Ucrânia, e da Voronezh Aircraft Production Association, na Rússia.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias