Após nova reunião, continuam as tratativas entre aeronautas e Latam Brasil sobre possível ACT

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) do Brasil informou nessa quarta-feira, 9 de novembro, que se reuniu novamente, na segunda-feira, 7, com a Latam Airlines Brasil, para dar continuidade às tratativas de um possível Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), substitutivo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Segundo o Sindicato representante dos tripulantes nacionais, na reunião, em relação aos itens econômicos, a Latam apresentou uma nova proposta, na qual garante o mínimo de 6% de reajuste, sendo 3% incorporados nos salários e 3% pagos em vale-alimentação / refeição.

Acrescentou também o pagamento único de abono salarial, em dezembro de 2022, no valor correspondente à metade de um salário da média anual do aeronauta.

Caso o Índice de preços no consumidor (INPC) do período supere os 6% propostos, a empresa se comprometeu a considerar a integralidade do índice para aplicação da mesma métrica (50% nos salários e 50% em VA/VR).

Na mesma oportunidade, o SNA apresentou suas ponderações sobre a necessidade da manutenção da cláusula que prevê o pagamento do vale-alimentação, independentemente da proposta de reajuste apresentada.

Com relação à cláusula de aumento da jornada semanal para 60 horas, o SNA ratificou que o limite semanal é de 44 horas e que qualquer extrapolação deveria ser indenizada. A Latam recuou sobre a proposta e retirou da pauta.

Sobre a flexibilização com aumento de jornada da madrugada para tripulações simples, o SNA defendeu que tal flexibilização necessita de um estudo prévio, com mitigações e análises de risco, portanto, sugeriu que este tema seja tratado em ACT específico.

O sindicato informou ainda que o limite de tempo no solo é tema sensível aos aeronautas e necessita ser enfrentado, ao que a Latam se comprometeu a reavaliar a preposição.

A empresa ficou de analisar todos os apontamentos feitos pelo SNA e encaminhar nova minuta. Nova reunião será agendada.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Médicos fazem história com primeiro transplante onde um coração cruzou o...

0
Médicos conseguiram um feito histórico ao realizar o primeiro transplante de coração humano no qual o órgão doador foi transportado