Início Empresas Aéreas

Após passageiro abrir a porta de avião em voo, Asiana bloqueia a venda de saídas de emergência

O incidente com um Airbus A321 da Asiana Airlines continua a ter desdobramentos e a empresa tomou uma medida mais drástica. O caso ocorreu durante uma aproximação na Coreia do Sul, onde um passageiro se sentiu sufocado e abriu a porta que serve como saída de emergência do avião, com sucesso.

Apesar do grande susto, nenhuma pessoa se feriu gravemente, embora algumas tenham sido enviadas ao hospital após o pouso com ferimentos leves. Agora, a Asiana Airlines quer evitar isso a todo custo.

A companhia coreana informou à AFP e à Al Jazeera que os assentos 26A e 31A do Airbus A321 serão bloqueados para venda e uso. Segundo o mapa de assentos da empresa, os jatos A321ceo tem duas configurações distintas, sendo que as fileiras 26 e 31 sempre ficam na chamada porta 3L (terceira porta à esquerda).

Inclusive, foi pelo lado esquerdo que o passageiro “sufocado” decidiu abrir a porta. Não foi informado por que as fileiras 15 e 20 que estão na porta 2L mais à frente, e por que apenas do lado esquerdo, foi bloqueado para vendas.

Uma explicação poderia estar relacionada ao fato do A321, a depender da configuração de assentos, tem um ou dois assentos de comissários que ficam no meio da aeronave, e não apenas os que ficam próximo da galley (cozinha) ou banheiros como acontece em jatos menores como o A320, 737 ou aviões da Embraer.

E estes assentos, como visto na foto acima, sempre ficam do lado direito da aeronave, oposto ao lado que o passageiro abriu a porta. Com o bloqueio feito pela Asiana, o passageiro que está na 26B ou 31B não conseguiria alcançar a porta da saída de emergência sem tirar o cinto e sair do assento.

A medida será temporária (apesar de não ter data definida de término) e será aplicada mesmo em voos lotados, o que pode ocasionar overbookings operacionais pontuais.

Sair da versão mobile