Após pausa na pandemia, Iberia vai receber 9 aviões novinhos só neste semestre

Avião Airbus A350-900 Iberia
A350-900 – Imagem: Adam Moreira / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Como sinal da recuperação gradual que a Iberia vive em todos os mercados onde opera, a companhia aérea, que voa regularmente entre Espanha e Brasil, retomou o cronograma de entrega de aeronaves afetado pela pandemia.

Especificamente, no primeiro semestre de 2022, a Iberia adicionará nove aeronaves à sua frota, sendo três A350-900 para rotas de longo curso e outros seis A320neos para rotas de curto e médio curso.

“A chegada de novas aeronaves é um claro sintoma de uma recuperação que esperamos que se consolide este ano e, além disso, nos permitirá oferecer um programa de verão muito ambicioso, aumentando a eficiência de nossas operações e avançando em nosso compromisso com sustentabilidade. As adições da frota são a melhor notícia que podemos dar aos nossos próprios colaboradores, para quem será uma dose de entusiasmo absolutamente necessária após estes dois anos de pandemia”, comentou Javier Sánchez-Prieto, presidente da Iberia.

Onze novos Airbus A350-900

Do pedido de 20 aeronaves Airbus A350-900, 11 ainda não foram entregues. A primeira delas, com matrícula EC-NMZ e nome “Hello, Madrid”, chegou na última quarta-feira, 23 de fevereiro, e mais duas serão incorporadas neste primeiro trimestre do ano, com a qual a Iberia já terá 12 unidades na sua frota.

Os outros oito Airbus A350-900 serão incorporados gradualmente até 2024 e, além disso, serão equipados com uma nova configuração de cabines Business, Premium Tourist e Tourist que melhorarão a experiência de viagem dos clientes da Iberia.

Seis Airbus A320neo com cabine Airspace

Também está previsto que um total de seis Airbus A320neo sejam incorporados à frota da Iberia ao longo deste ano, que substituirão as aeronaves que a companhia aérea retirou durante a pandemia para se adaptar à queda da demanda.

Especificamente, os dois primeiros foram incorporados neste mês de fevereiro, e os quatro seguintes o farão nos próximos meses. Todos estes novos A320neo estão equipados com a cabine “Airspace”, com interiores mais confortáveis ​​para os clientes, bagageiros maiores para bagagem de mão, mais espaço a bordo para passageiros devido ao redesenho dos painéis laterais, nova iluminação ambiente na cabine (“mood light”) e pias com acabamento antibacteriano; entre outras melhorias.

Com a chegada destes seis A320neo a Iberia terá 14 aviões deste modelo. As outras três unidades que faltam chegar serão incorporadas em 2023.

Outros oito Airbus A321XLR

A primeira aeronave do pedido de oito unidades do A321XLR que o IAG fez para a Iberia em 2019 está programada para chegar no final de 2023. Este novo modelo de aeronave permitirá à companhia aérea operar novos destinos transatlânticos e aumentar as frequências nos principais mercados.

A frota atual do Grupo é composta por 147 aeronaves: 75 da Iberia, das famílias A350, A330 e A320; 19 da Iberia Express, da família A320; e outros 53 da Air Nostrum.

Informações da Iberia

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias