Início Acidentes e Incidentes

Após piloto apagar, passageiro sem experiência pousou avião nesta terça-feira

Um passageiro sem experiência de pilotagem, mas aparentemente com algum conhecimento básico em aviação, conseguiu pousar um avião Cessna Caravan na Flórida na terça-feira, 10 de maio, depois que seu piloto passou por uma emergência médica. O vídeo a seguir mostra o momento do pouso:

Conforme a gravação das comunicações de tráfego aéreo no vídeo a seguir, publicado pelo canal VASAviation no YouTube, o passageiro entra em contato com o controlador de tráfego aéreo dizendo: “Tráfego, N333LD, você me ouve?”.

Ao receber a resposta “Caravan 333LD, Torre de Fort Pierce”, o passageiro continua: “Eu tenho uma situação séria aqui sobre meu piloto. Ele está ‘incoerente’. Não tenho ideia de como voar o avião, mas estou mantendo 9.100”.

Abaixo do vídeo, há a continuação da tradução das comunicações.

Após a mensagem, o controlador de tráfego pergunta qual era a posição dele, e ele responde que não tem a menor ideia, mas que tinha a costa à frente.

Veja a seguir a sequência das mensagens:

Controlador: Você sabe como operar o transponder? Consegue selecionar 7700?

Passageiro: Repita a frequência para selecionar.

Controlador: Se possível, digite 7700 em seu transponder.

Passageiro: 7700.

Controlador: Você pode descrever novamente a situação?

Passageiro: O piloto está incoerente. (Nota: provavelmente ele queria dizer que o piloto estava inconsciente ou incapacitado)

Controlador: A mensagem veio um pouco falhada. Qual a situação com o piloto?

Passageiro: Ele está incoerente. Ele está apagado.

Controlador: Entendido. Tente manter as asas niveladas e veja para mim se você consegue começar a descer. Empurre os controles e desça em uma razão bastante suave.

Passageiro: Sim, eu estou descendo neste momento a 550 pés por minuto e passando 8.640.

Controlador: Entendido. Continue descendo e tente nivelar a 5.000 pés.

Passageiro: Qual rumo você quer que eu vá? Dê-me outro rumo, eu tenho controle. Todos os meus eletrônicos devem me ajudar a virar.

Controlador: Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para o Norte ou para o Sul. Estamos tentando localizar você.

Passageiro: Passando 8.600.

Controlador: Se possível, aperte o botão IDENT no transponder.

Passageiro: Qual é esse?

Controlador: No transponder, existe um botão que diz IDENT. Aperte o botão IDENT para mim.

Controlador: Se possível, eu tenho uma frequência para você colocar no seu rádio. É a 132.15. Essa é a aproximação de Palm Beach. Eles devem ter uma ideia melhor de onde você está.

Controlador: Você copiou a frequência 132.15?

Passageiro: Não.

Controlador: Sem problema. Apenas continue, mantenha as asas niveladas, mantenha 5.000 pés e siga a costa, e novos vamos tentar encontrar você no radar.

Passageiro: Okay.

Controlador: Palm Beach está me dizendo que você está a cerca de 20 milhas a Leste de Boca Raton. Continue voando para o Norte sobre a praia e vamos tentar te passar mais algumas instruções. Continue, mantenha 5.000 pés, rumo Norte sobre a praia.

Controlador: Você tem um celular com você?

Passageiro: Sim, nós temos.

Controlador: Se você consegue me entender, eu tenho um número de telefone para você: 305-716-xxxx (o número foi omitido na gravação). Se você entendeu isso, faça uma ligação para mim com seu celular, se possível.

Controlador: A aproximação de Palm Beach vai conversar com você. Eles vão direcionar você para o aeroporto de Palm Beach. Você deve ouvi-los nessa frequência em instantes.

Após essa mensagem, não há mais gravação das comunicações do passageiro e do controlador de tráfego aéreo.

Depois, quando o controlador de tráfego da Torre de Palm Beach passainstruções para um avião comercial da American Airlines, ele informa: “Aguarde ao lado da pista 10L. Pode levar alguns minutos. Você acaba de testemunhar alguns passageiros pousando aquele avião.”

O piloto da American confirma as instruções, e o controlador então complementa: “Cara, eles fizeram um ótimo trabalho!”.

O piloto então responde: “Você disse que os passageiros pousaram aquele avião?”. E ao receber a confirmação do controlador, o piloto continua: “Ah meu Deus, isso foi um ótimo trabalho!”.

O controlador ainda continua: “Sem nenhuma experiência de voo. Nós tivemos um controlador que os orientou ao pouso. Eu acho que ele é um instrutor de voo”. E o piloto conclui: “Épico!”

O monomotor Cessna 208 pousou com sucesso no Aeroporto Internacional de Palm Beach por volta das 12h30 da terça-feira. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do piloto.

Sair da versão mobile