Após pouso duro e 1 mês fora de serviço, Boeing 747 volta a voar e vem ao Brasil; veja vídeo

O Boeing 747 da Martinair, único existente com essa pintura – Imagem: Clément Alloing, via Flickr

Duas semanas atrás, o AEROIN reportou o caso de um Boeing 747, o único existente com pintura da companhia aérea holandesa Martinair, que sofreu grandes danos em suas asas durante um pouso em Miami, realizado no dia 22 de janeiro.

Fontes consultadas por um portal holandês até afirmaram que a continuidade das operações do Jumbo Jet poderia estar ameaçada, mas havia a previsão de que, após uma avaliação detalhada, o icônico quadrijato poderia voltar a voar por volta de 20 de janeiro, a depender da possibilidade ou não de reparo.

E agora, na última quarta-feira, 25 de janeiro, felizmente para a companhia aérea e para os que admiram os Boeings 747, o equipamento pôde ganhar os céus novamente. E nesse domingo, 29, ele já realizou novamente um serviço no Brasil.

O player a seguir apresenta as imagens de decolagem, gravadas pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Abaixo do player, veja mais detalhes sobre a aeronave, suas operações e a companhia aérea.

O Boeing 747 visto acima, como já abordado pelo AEROIN em outras matérias, é o registrado sob a matrícula PH-MPS, um exemplar do modelo 747-400F (cargueiro).

Após o incidente em Miami em dezembro, ele voltou a voar nesta última quarta-feira, 25, partindo direto para Quito, no Equador, o que indica que todo reparo e liberação de voo foram realizados no próprio aeroporto norte-americano, sem necessidade de deslocamento para a base da companhia em Amsterdã, na Holanda.

Então, entre a sexta-feira, 27, e este sábado, 28, o Boeing 747 voou de Quito para Miami, depois para Amsterdã e, por fim, partiu rumo ao Brasil, pousando no início desse domingo e decolando cerca de duas horas depois, incluindo uma rejeição de decolagem antes da partida definitiva.

Ele é o único Jumbo que utiliza as cores da Martinair porque a empresa faz parte do grupo Air France-KLM, de forma que os outros três aviões do mesmo modelo possuem a pintura azul da KLM Cargo. Mesmo assim, todos os quatro são operados pela Martinair.

Tanto que os voos regulares desses quatro Boeing 747 ao Brasil, sempre passando pelo aeroporto de Campinas, são todos com identificação da Martinair (código MPH).

E não é raro ouvir os pilotos falando “Martinair em cores da KLM” ao fazer a chamada inicial de rádio durante a aproximação dos três equipamentos com pintura da KLM Cargo. Isso garante que outros pilotos e o controlador de tráfego aéreo saibam que verão um avião azul, apesar da identificação da Martinair nas mensagens, evitando qualquer confusão.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias