Após pressão da Chéquia, Rússia conclui sua retirada da fabricante de aviões Let L-410

Foto de Julian Herzog, CC BY 4.0, via Wikimedia

A pedido do governo da Chéquia (ou República Tcheca), os sócios russos concluíram sua retirada da sociedade na fábrica da aeronave leve de dois rotores L-410, disse o vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Oleg Bocharov, segundo reportou a agência de notícias TASS.

“Infelizmente, colegas da República Tcheca escolheram o caminho de outras companhias aéreas de estados hostis a nós. Apesar de todas as convicções preliminares, é a pedido do governo tcheco que deixamos a linha de montagem no território da Chéquia. Acreditávamos que esta cooperação industrial é importante para nós. Mas a situação é a seguinte: os sócios mudaram. Os fundadores russos deixaram a empresa e outras pessoas com poderes diferentes entraram no lugar”, disse Bocharov.

Ele enfatizou que a Rússia era, na verdade, o único cliente desta fábrica, mas o lado tcheco “fez tudo para destruir essa cooperação e qualquer esperança de sua restauração”.

O Ministério da Indústria e Comércio, juntamente com o Ministério dos Transportes e a United Far Eastern Airlines (principal cliente deste tipo de aeronave), está considerando atualmente três cenários para substituição do L-410. A prioridade, segundo Bocharov, é o retorno ao projeto da aeronave universal de 44 lugares TVRS-44 (“Ladoga”).

“O primeiro cenário é manter a aeronavegabilidade e usar componentes secundários. O segundo é que este ano estamos colocando em prática o trabalho de produção de partes da fuselagem da nova aeronave. Não há nada de difícil nisso. E o terceiro, mais promissor, mas requer um avaliação, a possibilidade de implementar uma aeronave de 44 assentos que conta com os mesmos sistemas de navegação”, disse Bocharov.

Aeronave TVRS-44, de 44 lugares, deverá substituir o An-24 e o An-26. Prevê-se que a sua produção comece em 2027.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias