Após problema com a Airbus, Qatar anuncia até 50 jatos Boeing 737 MAX

Concepção gráfica do Boeing 737 MAX-10 da Qatar Airways – Imagem: Boeing

Após pouco mais de uma semana desde que a Airbus revogou um acordo com a Qatar Airways para 50 novas aeronaves A321neo, a companhia aérea árabe se voltou rapidamente à Boeing e assinou um Memorando de Entendimento para até 50 jatos 737 MAX-10.

No que parece ser uma resposta direta à Airbus, o memorando assinado em Washington nesta segunda-feira (31) contempla não apenas os aviões de corpo estreito, mas um pacote que pode chegar a 100 aeronaves por mais de US$ 30 bilhões, conforme informa a Reuters.

Além do voto de confiança à Boeing com os Boeing 737 MAX, a companhia aérea também deve encomendar 34 novos cargueiros Boeing 777X, com opções para outros 16 e, por fim, dois cargueiros 777F da geração atual.

A Qatar Airways já tinha encomendado até 60 unidades da versão de passageiros do Boeing 777X, incluindo 10 Boeing 777-8 e 50 Boeing 777-9, entretanto, como parte do anúncio de hoje, 20 desses pedidos estão sendo convertidos em cargueiros.

Curiosamente, em 2020, o CEO da Qatar, Akbar Al Baker, havia afirmado que a Boeing deveria ter descartado o projeto do 737 MAX e feito um novo avião a partir do zero. Relembre os detalhes clicando aqui.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline