Após problema na decolagem, avião é evacuado na pista logo ao pousar

O avião durante a evacuação, em cena do vídeo abaixo

Um jato comercial McDonnell Douglas MD-83 da companhia iraniana ATA Airlines foi evacuado imediatamente após o pouso nesta sexta-feira, 29 de julho, devido a um estouro de pneu na decolagem.

A aeronave envolvida, segundo reportou o The Aviation Herald, foi a registrada sob a matrícula EP-TAM. Ela estaria realizando o voo I3-6637 que decolou de Mashad, no Irã, e iria para Najaf, no Iraque, embora também haja reportes de que seria o voo I3-6881 para Baghdad.

O jato estava se afastando de Mashad quando foi determinado que um pneu havia estourado durante a partida. Os pilotos mantiveram a aeronave em trajetória de espera por algum tempo e depois a retornaram para Mashad.

O pouso ocorreu em segurança na pista 31R cerca de 90 minutos após a partida, com os serviços de emergência de prontidão. A aeronave parou no final da pista e uma evacuação de emergência foi iniciada.

Nota-se que, além da abertura dos escorregadores infláveis nas portas, o cone de cauda também caiu, já que esse modelo de avião permite a evacuação pela cauda.

Não houve feridos no procedimento de evacuação e a aeronave foi posteriormente rebocada para um hangar. Não há informações conhecidas sobre danos ao MD-83 ou sobre a razão pela opção da evacuação emergencial.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião sobrevoa a pista mas não pousa porque os pilotos estavam...

0
Um caso grave deu-se na Ethiopian e poderia ter causado um acidente, quando um Boeing 737 não pousou pelo fato dos pilotos estarem dormindo.