Após quase 3 horas de idas e vindas sobre o mar, o novo KC-30 da FAB chega ao Rio de Janeiro

Chegou no início da tarde dessa quinta-feira, 3 de novembro, à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o mais novo avião KC-30 (Airbus A330-200) e ser integrado à frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

O segundo dos dois exemplares do maior modelo de avião já operado pela FAB decolou às 10h05 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde estava sob os cuidados de manutenção da Azul Linhas Aéreas, e voou por quase três horas sobre o mar nas proximidades do litoral de São Paulo antes de prosseguir para o Rio de Janeiro.

Durante o voo, os pilotos efetuaram diversas curvas e variaram a altitude do KC-30 desde 12 mil pés até 41 mil pés, no que parece ser uma última verificação das condições operacionais do equipamento, e depois o levaram para o pouso.

O registro de voo da aeronave nessa quinta-feira – Imagem: RadarBox
KC-30 FAB2902 – Imagem: canal Golf Oscar Romeo no YouTube

O A330-200 de matrícula FAB 2902 agora está em “casa”, na Base Aérea do Galeão, onde fica baseado o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, responsável pela operação dos dois equipamentos de grande porte.

Em um breve futuro, os dois jatos serão submetidos ao processo de modificação que os transformará em A330MRTT, a versão militar multi-missão do modelo.

Retrospectiva

No começo de março, o AEROIN trouxe, em primeira mão, a informação de que a Azul Linhas Aéreas fora a única licitante a apresentar uma proposta para fornecer dois jatos Airbus A330-200 à Força Aérea Brasileira (FAB), para posterior conversão em aeronave multi-missão, apesar do processo ter sido aberto a quaisquer empresas do mundo

Depois, em abril, a FAB publicou no Diário Oficial de que o negócio estava confirmado por um montante de US$ 80,58 milhões, na licitação Nº 220004/CABW/2022, que faz parte do projeto KC-X3 da FAB e foi conduzida pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).

Entre os requisitos, o certame vencido pela companhia brasileira pedia que as aeronaves tivessem sido produzidas após 1 de janeiro de 2014.

Assim, a Azul apresentou as aeronaves de número de fabricação MSN 1492, que operava sob a matrícula PR-AIS e no passado operou como PR-OCJ na Avianca Brasil, e MSN 1508, que no passado operou como PR-OCK na Avianca Brasil e foi então adquirida pela Azul no mercado internacional para ser ofertada na licitação.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Desde então, as maiores aeronaves da FAB eram os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático, mas não as mesmas capacidades de um A330MRTT.

Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Diversos países já operam o A330MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A expectativa é que a empresa Airbus converta as aeronaves em plataformas MRTT a fim de que a primeira com esta configuração entre em operação em 2024.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Hoje e amanhã, Aeroporto de Guarulhos realiza campanha de doação de...

0
A GRU Airport está realizando a campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de