Início Empresas Aéreas

Após reconciliação com a Airbus, Qatar volta a receber jatos A350

A disputa entre a Airbus e Qatar realmente ficou para trás e está resolvida, com a volta das entregas dos jatos A350 para a companhia árabe.

Imagem: Qatar Airways

Em 2020, a Qatar Airways foi a público e expôs a fabricante Airbus de uma maneira nunca feita antes por uma companhia aérea, mostrando seu descontentamento com a pintura de duas dezenas de jatos A350 praticamente novos e acusando a fabricante europeia de ignorar os apelos da aérea sobre uma solução urgente.

Os problemas de corrosão na pintura já eram conhecidos por outras companhias, mas elas resolveram de maneira discreta com a Airbus, sem tornar o fato totalmente público e chegando a acordos com a fabricante.

No entanto, a Qatar Airways não estava satisfeita com a solução proposta pela Airbus e decidiu falar ao público sobre os problemas, levando a uma briga judicial de bilhões de dólares e ao cancelamentos de dezenas de pedidos de aviões por ambos os lados. O imbróglio teve fim este ano com as empresas entrando em acordo.

Com isso, o pedido dos jatos A321neo, que havia sido cancelado durante a briga, já foi reestabelecido, e agora as entregas foram regularizadas, com um A350-1000 saindo da fábrica da Airbus em Toulouse e pousando ontem no Catar. A ver até quando a paz durará, mas tudo indica que o acordo foi sólido.

O jato entregue foi o de matrícula A7-ANT e é o de número 20 da variante A350-1000 na empresa árabe. Ele fortalecerá a frota de A350 da Qatar, e inclusive deverá fazer o voo mais longo da companhia, numa jornada de 16 horas e 20 minutos sem paradas:

Sair da versão mobile