Início Variedades

Após resenha negativa, companhia aérea se vinga e posta passaporte de Youtuber em rede social

Um novo episódio envolvendo o YouTuber Josh Cahill e companhias aéreas tem chamado a atenção. Após ser supostamente banido da Qatar Airways por compartilhar uma resenha negativa de um voo, o rapaz, agora, encontra-se em uma situação ainda mais complicada com a Aero Dili.

A pequena companhia aérea, com base em Timor Leste, e fundada em 2017, está no centro de um incidente polêmico. Em setembro de 2023, Cahill fez um voo com a Aero Dili de Bali para Timor Leste e compartilhou no YouTube uma avaliação da experiência. Segundo ele, o voo foi um “desastre”, dada a perplexidade com o check-in e uma suposta intoxicação alimentar grave decorrente da refeição a bordo.

De acordo com o reporte do One Mile at a Time, recentemente, Acacia Mota, responsável pela Aero Dili em Timor-Leste, usou o Facebook para fazer alegações severas contra Cahill. Segundo Mota, antes do voo, o youtuber teria solicitado um voo gratuito, hospedagem, um vale alimentação e $50.000 em dinheiro em troca de uma resenha positiva sobre a companhia.

Como prova, em vez de apresentar evidências do suposto pedido de extorsão, Mota postou uma foto do passaporte de Cahill, com todos os dados à vista. Furioso, o youtuber fez um vídeo de 10 minutos sobre o tema, o qual pode ser visto abaixo.

Cahill entrou em contato com a Aero Dili sobre o incidente, mas não obteve resposta. Ao recorrer à força policial de Timor Leste, foi informado de que o país não possui leis de proteção de dados, logo, a ação da aero companhia não era considerada ilegal.

Para Cahill, a atitude da Aero Dili é preocupante, pois torna possível a divulgação de dados sensíveis como detalhes de passaporte e cartão de crédito de qualquer passageiro. A companhia pretende iniciar voos para Singapura em breve e Cahill tem incentivado seus seguidores a contatarem o Ministro dos Transportes de Singapura para evitar o início dessas operações.

A Aero Dili, ainda que possua uma conduta eticamente questionável neste episódio, parece não estar ciente do alcance que um youtuber como Cahill pode ter ao tornar tais práticas públicas. As opiniões acerca de Cahill, por sua vez, são mistas, mas não há como negar que as acusações da Aero Dili soam estranhas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile