Início Empresas Aéreas

Após retirado pela KLM, um 747-400M ainda é visto pelo mundo com o marcante ‘azulão’

Imagem: Ken Hoke, via Twitter

Os aviões 747-400 de transporte de passageiros da holandesa KLM eram uma figura marcante para viajantes do mundo todo, devido ao tradicional “azulão” da companhia estampado por toda a fuselagem.

Embora já com prazo de aposentadoria definido, os Jumbos da empresa acabaram tendo suas operações abreviadas por conta dos impactos da pandemia da Covid-19. Eles foram retirados de serviço ao longo de 2020, com o último voo comercial dos 747-400M (versão combinada, que transporta passageiros e carga no piso principal) pousando em Amsterdã em 25 de outubro daquele ano.

Dali em diante, apenas três 747-400F permaneceram voando até hoje na KLM Cargo, enquanto nunca mais se viu um exemplar de transporte de passageiros em voos comerciais da empresa.

Porém, um dos 17 exemplares dos 747-400M usados pela KLM segue desfilando o azulão pelo mundo até hoje, embora não mais com as marcas da empresa e não mais transportando pessoas.

Segundo foto publicada neste sábado, 23 de abril de 2022, pelo piloto Ken Hoke em seu twitter, ele teve a oportunidade de ver, logo ao lado de seu avião, o Jumbo no pátio do aeroporto Tan Son Nhat, em Ho Chi Minh City, no Vietnã.

Ainda com a fuselagem toda azul, e até com o K da antiga operadora aparecendo, o quadrijato agora é registrado sob a matrícula VQ-BWL. Ele faz parte da frota da companhia Longtail Aviation, que, curiosamente, é sediada nas pequenas ilhas Bermudas, no Caribe.

A empresa caribenha tem uma história recente curiosa. Após mais de 20 anos operando com foco no transporte VIP de passageiros, contando, recentemente com um 737-700 para este fim, em 2020 a Longtail decidiu dar um enorme passo rumo a novos negócios.

Ela incorporou seu primeiro Jumbo para aproveitar a alta demanda de carga aérea, decorrente dos mesmos impactos da pandemia que tiraram os 747 de passageiros da frota da KLM.

Com isso, atualmente a companhia caribenha está operando em sua frota dois dos 747-400M que foram da empresa holandesa.

O VQ-BWL citado acima era o PH-BFW quando operava a partir da Europa. E o outro é o VQ-BWM, que antes era registrado como PH-BFV.

Este último ainda tem o azul em sua fuselagem, mas ganhou uma grande faixa branca transversal em boa parte da seção central, mudando a tradicional aparência. Isso porque, embora a Longtail o opere, ele está registrado para a americana JetOneX, que optou pela mudança.

O vídeo a seguir mostra belas cenas, de um pouso e de batismo com jatos d’água, deste Jumbo com a bonita pintura híbrida:

Sair da versão mobile