Após ser renovado, Aeroporto de Correia Pinto (SC) estreia voos comerciais da Aerosul

Aeroporto de Correia Pinto – Imagem: Google Earth

O município de Correia Pinto, em Santa Catarina, disponibiliza ótimas novidades para a região envolvendo a chegada de voos regulares. O Aeroporto Regional do Planalto Serrano, ou como também é chamado, Aeroporto de Correia Pinto vem passando por uma série de mudanças com esse objetivo, desde que a INFRACEA assumiu a administração por meio de um processo licitatório, do qual foi a vencedora.

Seguindo um cronograma extenso, estipulado pelos órgãos públicos responsáveis pela licitação, e agora, com a perspectiva da chegada de voos regulares por parte das companhias aéreas, o aeroporto vem sendo preparado para atender a população da região. Inicialmente, Correia Pinto não recebia voos, por isso essas adequações foram tão necessárias.

O aeroporto tem incrementado diversos aspectos ligados a demandas operacionais e de AVSEC (segurança da aviação contra atos ilícitos), assim como os de infraestrutura, tais como o ajuste de cercamento, a instalação de check-ins, e a instalação de uma locadora de veículos.

Equipamentos que apoiam as operações de voo também foram implementados ou melhorados, como é o caso do processo de homologação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo), que está com uma inspeção prevista para ocorrer em breve; da homologação e realocação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão); e da instalação de uma estação meteorológica de superfície.

Essas alterações e melhoras visam atender tanto a aviação geral, quanto as operações de voos regulares (voos comerciais operados por companhias aéreas).

Equipe da INFRACEA – Imagem: TiagoCDantas / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com essas demandas realizadas, o Aeroporto de Correia Pinto possui as condições necessárias para receber voos regulares. A companhia AEROSUL Linhas Aéreas começou a operar nesta semana com a aeronave Cessna 208B Grand Caravan, com voos para Florianópolis às quintas-feiras, marcando um grande momento como a primeira companhia aérea do Aeroporto Regional do Planalto Serrano.

A companhia Azul Linhas Aéreas também sinalizou seu interesse e, com isso em vista, a INFRACEA tem a expectativa de que logo haverá voos regulares ocorrendo com uma frequência diária e muito possivelmente com a aeronave Embraer E195-E2. Será a primeira vez que um avião a jato fará operações de voos regulares em um aeroporto administrado pela empresa.

Todo o processo vem sendo acompanhado pela Secretaria do Estado de Santa Cataria, que numa relação de parceria com a INFRACEA, tem o importante papel de fiscalizar se os itens do contrato estão sendo cumpridos e disponibilizar suporte para que o aeroporto alcance essas metas.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) também tem acompanhado essas adequações por meio de suas inspeções. Apesar dos imprevistos envolvendo a pandemia, todas as partes envolvidas, INFRACEA e órgãos públicos, foram capazes de se adaptar para entregar ao município de Correia Pinto um aeroporto que trará orgulho à região.

“É fácil dizer o quanto será empolgante para a INFRACEA receber pela primeira vez uma aeronave a jato, esse é um fator que traz uma expertise e vivência nova para a equipe, que mesmo já estando devidamente treinada, reforça, na prática, esse conhecimento”, descreve a administradora do aeroporto.

O Aeroporto Regional do Planalto Serrano tem uma pista de asfalto de cabeceiras 09 / 27 que conta com 1.800 metros de extensão e 30 metros de largura.

Informações da INFRACEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Fabricante da aeronave Midnight tem sucesso no desafiador teste de queda...

0
Este teste é reconhecido na indústria da aviação elétrica como uma das barreiras mais desafiadoras à certificação, pois é projetado para