Após tratativas, estado do Sergipe tem malha aérea reforçada com novas ofertas de voos

Imagem: Ascom/Setur-SE

A melhoria na malha aérea de Sergipe atingiu, nesta semana, um passo importante visando o desenvolvimento do setor do turismo no estado. Assim, conversas entre os representantes das empresas aéreas e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), culminaram no aumento do número de voos para Sergipe e, também, da quantidade de assentos, o que representa um ganho substancial para atrair mais turistas para o estado. Serão cinco novos voos semanais Aracaju/Salvador a partir de julho. 

O governador do estado, Fábio Mitidieri, e a direção da Setur, desde o começo de março, conversam com os dirigentes de todas as companhias aéreas que atuam em Sergipe: Gol, Azul e Latam. E foi possível avançar nas tratativas graças à formalização de incentivos disponibilizados pelo governo, que já começam a garantir o tão esperado incremento na malha aérea no Estado.

De volta

No final de março, por determinação da Gol Linhas Aéreas, os voos entre Salvador e Aracaju, deixaram de operar. Foi uma medida de adequação da malha aérea da empresa, que teve como objetivo equilibrar a oferta de voos.

Depois do entendimento entre a Gol e a gestão estadual, as notícias deixam o setor mais otimista. A partir de 1º de julho, serão disponibilizados cinco voos semanais Aracaju/Salvador por meio de um Boeing 737, com capacidade para 148 passageiros, bem acima dos 40 lugares antes disponíveis na aeronave da Voepass. 

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a conquista dessa nova configuração da malha aérea é um grande avanço viabilizado pelo Governo de Sergipe. Segundo ele, o turismo ganha em todas as esferas: de lazer, de negócios, de eventos, religioso e muito mais.

Pode ter certeza de que, no final do ano, voltaremos a conversar com as companhias aéreas para que novos voos possam vir para Sergipe e, assim, consigamos aumentar a demanda. Para executar os voos, é preciso ter um trabalho a quatro mãos. É preciso que o destino Sergipe faça um investimento com as companhias aéreas, por meio de mídia compartilhada, para promoção e divulgação”, argumenta.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza, comenta que, hoje, o turismo no Estado está em outro patamar. Para ele, é perceptível que a atual administração trata o setor como prioridade. Ravison também destaca que o segmento aéreo depende do turismo. “Por isso, quero parabenizar pelo retorno do voo de Salvador, que vai agregar bastante para o turismo como um todo e, em especial, para os voos internacionais e nacionais, que oferecem muitas conexões”, afirma.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também se mostra otimista quanto às mudanças. “Hoje, tivemos uma grande notícia, que é a ampliação da malha aérea de nosso estado. Parabenizo o governador Fábio Mitidieri e toda a equipe da Setur pelo empenho nas tratativas com as companhias aéreas, mais uma vez mostrando que o turismo é prioridade na sua gestão. Temos, agora, que gerar demanda, divulgando Sergipe em todo o Brasil, para que as companhias mantenham e, futuramente, ampliem essa oferta de voos, aumentando o fluxo turístico em nosso estado”, sugere.

Novos voos

A nova configuração de voos para Sergipe com a ampliação da malha aérea anunciada pelas companhias ficam no seguinte esquema divulgado pelo governo estadual:

Gol Linhas Aéreas – A partir de 1º de julho

– Cinco voos semanais Aracaju/Salvador por meio de um Boing 737

Para a alta temporada (1º/12/23 a 14/02/24)

– Três voos semanais Brasília/Aracaju

– Um voo semanal Confins/Aracaju

Azul Linhas Aéreas – A partir de julho de 2023

– Um voo semanal Congonhas/Aracaju

A partir de junho de 2023 – Um voo semanal Confins/Aracaju (vai mantê-lo regular)
– Permanece um voo diário Viracopos/Aracaju
– Permanecem quatro voos diários de Recife/Aracaju, exceto nos finais de semana (25 voos semanais)

Informações do Governo de Sergipe

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias