Após três décadas, novo bombardeiro ‘invisível’ dos Estados Unidos tem data para ser revelado

Concepção gráfica do B-21 Raider – Imagem: USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) confirmou nesta quinta-feira, 20 de outubro, que já tem uma data planejada para revelar seu novo avião bombardeiro, e será ainda nesse ano de 2022.

O B-21 Raider deverá ser mostrado pela primeira vez em 2 de dezembro, durante uma cerimônia de lançamento organizada e patrocinada pela Northrop Grumman Corporation em suas instalações de produção em Palmdale, Califórnia.

O B-21 é um bombardeiro stealth (tecnologia de baixa detecção de radar, a chamada “invisibilidade”, ou “furtividade”), de ataque penetrante, longo alcance e alta capacidade de sobrevivência, que substituirá gradualmente os bombardeiros B-1 e B-2, tornando-se a espinha dorsal da frota de bombardeiros da Força Aérea dos EUA.

“A apresentação do B-21 Raider será um momento histórico para nossa Força Aérea e para a nação”, disse o Chefe do Estado Maior da Força Aérea, Gen. CQ Brown Jr. “Apresentamos um novo bombardeiro pela última vez há mais de 30 anos. Conforme olhamos para as ameaças representadas pelo nosso desafio de ritmo, devemos continuar a nos modernizar rapidamente. O B-21 Raider fornecerá capacidade de combate formidável em uma série de operações em ambientes altamente contestados do futuro.”

O Departamento da Força Aérea está investindo na capacidade de ataque de longo alcance da aeronave como parte de seus sete Imperativos Operacionais à medida que desenvolve as comunicações avançadas, sensores e uma ampla combinação de armas e sistemas de apoio necessários para deter adversários e prevalecer em combate.

Após o lançamento, o programa B-21 continuará sua campanha de testes com uma equipe combinada de profissionais do Centro de Testes da Força Aérea, Centro de Teste Operacional e Avaliação da Força Aérea e Northrop Grumman. Seu trabalho verificará o desempenho e identificará áreas de melhoria para o sistema de armas.

“O programa B-21 é um exemplo poderoso da longa experiência dos Estados Unidos no campo de tecnologia militar avançada por meio de uma base industrial de defesa inovadora, adaptável e eficiente”, disse Andrew Hunter, secretário assistente da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística.

O sistema de armas B-21 é fabricado sob contrato da Força Aérea com a Northrop Grumman. Ele foi projetado com uma arquitetura de sistemas abertos, permitindo a inserção rápida de tecnologias maduras e permitindo que a aeronave permaneça eficaz à medida que as ameaças evoluem ao longo do tempo.

Informações da Força Aérea dos Estados Unidos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias