Após um pacote ser encontrado em lixo de avião, 37 pessoas são presas na Bolívia

Dezenas de pessoas foram presas na Bolívia após um pacote ser encontrado dentro de um Boeing 767 que iria para a Espanha.

Um total de 16 quilos de cocaína foi encontrado dentro de uma lixeira que estava na cozinha (galley) de um Airbus A330 da Boliviana de Aviación, a principal companhia aérea do país.

A aeronave tinha acabado de chegar de Cochabamba e estava em escala no Aeroporto Internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra. Da maior cidade da Bolívia, o jato seguiria para Madri, mas, antes do embarque começar, uma das comissárias notou que uma das lixeiras não estava vazia, e sim com um pacote dentro.

Ela chamou a polícia, que inicialmente achou que se tratava de um explosivo, mas, após a negativa por parte do esquadrão anti-bombas, a divisão de narcóticos foi acionada e identificou que se tratava de cocaína.

Por estar em área internacional, o A330-200 era monitorado por câmeras e nada foi encontrado de errado durante a chegada e permanência da aeronave em Viru Viru. Já no voo doméstico de Cochabamba para Santa Cruz não existe serviço de bordo, então a Polícia se concentrou na equipe de limpeza que entrou na aeronave antes do primeiro trecho.

Analisando as câmeras do Aeroporto de Cochabamba, foi detectado que duas mulheres da equipe de limpeza terceirizada entraram na aeronave com um saco, mas saíram sem ele. Elas foram identificadas e interrogadas, tendo negado o crime inicialmente, mas, depois confessaram a participação, além de indicar quem teria ajudado.

Um total de 37 pessoas, sendo 26 membros da tripulação e 11 pessoas da equipe de limpeza, foram detidas para prestar esclarecimentos e permanecerão presas até que a investigação seja concluída.

Aparentemente, a tripulação do primeiro voo havia sido subornada por traficantes, que cooptaram também boa parte do pessoal de limpeza, para que a presença da droga no trolley de lixo fosse ignorada. Até o momento, a Boliviana não se posicionou sobre o assunto.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias