Início Variedades

Após um “voo içado”, Guri do projeto Varigvive se junta ao Boeing 727 e em breve poderá ser visitado

Imagem: Rubem Oscar Bürgel

Embora a grande estrela do projeto Varigvive seja o clássico Boeing 727, que foi salvo da destruição ao ser arrematado em um leilão e será exposto em empreendimento turístico em Nova Petrópolis (RS), outra aeronave que também estará à disposição dos visitantes no local foi movimentada nesta semana.

Como informa Rubem Oscar Bürgel, ex-Engenheiro de Voo da Varig, que lidera o projeto de conservação da memória da companhia aérea brasileira, o avião monomotor “Guri” do Varigvive realizou um “voo por cabos” ao ser içado para sair do terreno em que estava e ser colocado no terreno onde está o Boeing 727. Com isso, em breve estará à disposição de entusiastas para visitas a seu cockpit.

Os dois vídeos a seguir mostram um pouco do trabalho de movimentação da aeronave:

O AMT-600 Guri é uma aeronave terrestre de asa baixa (cantilever) desenvolvida e fabricada no Brasil pela Aeromot, fabricante do Rio Grande do Sul. Este equipamento específico, registrado sob a matrícula PR-TFR, pertencia ao Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS) e foi adquirido pelo projeto Varigvive.

Para relembrar informações sobre o empreendimento turístico às margens da rodovia RS-235, que, além dos aviões, terá Memorial da Varig, hotel, espaço comercial com restaurantes e conjunto multipropriedade, clique aqui ou no título disponibilizado logo abaixo.

Sair da versão mobile