Início Indústria Aeronáutica

Apresentada o ULTRA MK2, a próxima geração de aeronaves de carga autônomas da Windracers

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Divulgação – Windracers

A fabricante aeronáutica britânica Windracers revelou neste início de 2025 sua próxima geração de aeronaves de carga autônomas, o Windracers ULTRA MK2. Com o dobro da potência de seu predecessor, o drone de carga da Windracers traz um aumento de 50% na carga útil, além de uma redução significativa nos custos de combustível, consolidando sua posição como o drone de carga de baixo custo preferido para a logística de médio alcance.

O Windracers ULTRA, originalmente concebido para reduzir o custo de entrega de ajuda humanitária a comunidades remotas, é projetado e fabricado no Reino Unido e é o drone de carga de baixo custo, de grande capacidade e longo alcance mais avançado disponível atualmente, segundo descreve a fabricante.

O modelo anterior, ULTRA, já está em operação na Ucrânia, no Reino Unido e nos Estados Unidos, permitindo que organizações transportem cargas significativas para locais de difícil acesso de forma rápida, segura e econômica.

Cena do vídeo apresentado acima – Imagem: Divulgação – Windracers
Cena do vídeo apresentado acima – Imagem: Divulgação – Windracers

Stephen Wright, Fundador e Presidente Executivo do Grupo, comentou:

“O lançamento do ULTRA MK2 é a prova de que a Windracers evoluiu rapidamente de uma ideia para uma organização comercial que atende às necessidades dos clientes hoje.

Estou muito orgulhoso da equipe da Windracers, que teve um desempenho fenomenal para levar o ULTRA MK2 ao mercado em um período muito curto, e pelo desenvolvimento do ULTRA nos últimos oito anos. Sei que a equipe compartilha minha empolgação ao vermos o impacto operacional do ULTRA MK2 para nossos clientes, ajudando pessoas ao redor do mundo.

Simon Thompson, CEO do Grupo Windracers, acrescentou:

“Desde a eliminação da necessidade de um piloto até o desenvolvimento de uma plataforma multimissão confiável, fácil de usar e manter, nosso objetivo final é reduzir o custo para o usuário final. No ULTRA MK2, reduzimos pela metade nosso custo operacional de combustível por quilograma e encontraremos ainda mais eficiência no futuro para nossos clientes.”

Entre os clientes do ULTRA MK2, estão a NORCE e a Aviation Sans Frontières. Rune Storvold, Vice-Presidente Sênior de Sistemas de Observação da NORCE, detalhou como o ULTRA MK2 transportará dois tipos de sistemas de radar para detectar mudanças no clima da Antártica. Benoit Gaborit, Chefe de Missão da Aviation Sans Frontières, falou sobre como o ULTRA MK2 integrará, pela primeira vez, um drone de grande capacidade e longo alcance na cadeia de suprimentos de ajuda humanitária, estabelecendo um serviço que pode operar em condições de mudança rápida.

O Windracers ULTRA MK2 pode decolar, voar e pousar com segurança sem a necessidade de um piloto remoto e com supervisão mínima de operadores em terra, seja de dia, à noite ou no nevoeiro. Ele é controlado por seu sistema de piloto automático de propriedade da própria empresa britânica, o Windracers Autopilot, um sistema de controle de voo multicamadas robusto contra falhas na unidade de controle de voo e sensores.

O ULTRA MK2 inclui o Windracers Mission Control, um sistema de planejamento de rotas e monitoramento de aeronaves com uma interface intuitiva que requer treinamento mínimo.

A aeronave tem envergadura de 10 metros e conta com dois motores Hirth F23 de 50 hp, dobrando a potência de seu predecessor. O ULTRA MK2 oferece uma carga útil significativamente maior, de 150 kg, enquanto reduz pela metade os custos de combustível por kg.

A plataforma multipropósito Windracers ULTRA pode detectar, soltar e entregar. Ela tem diversas aplicações práticas, abrangendo Correio e Encomendas, Assistência Humanitária, Defesa, Medicina e Proteção Ambiental.

A Windracers tem a confiança de organizações com os padrões mais exigentes, incluindo o British Antarctic Survey, a Aviation Sans Frontières, a NORCE, o Corpo de Bombeiros de Lancashire, o Royal Mail, a Marinha Real e o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A Windracers já completou centenas de milhares de quilômetros de voos autônomos além da linha de visão (BVLOS) em alguns dos ambientes mais hostis do mundo, das Ilhas Órcades da Escócia à Antártica. Seu UAV também tem conduzido operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) e apoiado o reabastecimento das Forças Armadas da Ucrânia desde 2023, como parte do programa de apoio a UAVs do Ministério da Defesa do Reino Unido.

O lançamento do ULTRA MK2 ocorre em um momento em que governos, reguladores e empresas de logística reconhecem cada vez mais a inevitável transição para voos autônomos. O governo do Reino Unido anunciou recentemente um Escritório de Inovação Regulatória para acelerar o acesso a novas tecnologias, incluindo drones de carga.

Informações da Windracers

Sair da versão mobile